Entrada Atividades

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Junho 2017 > »
S T Q Q S S D
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Atividades
Apresentação da obra bilingue "O meu livro de cortiça"

o meu livro de cortiçaNo dia 2 de Junho, no âmbito das comemorações do “Dia da Criança" e do “Dia da Cortiça" teve lugar na Biblioteca Municipal a apresentação da obra bilingue (Português e Inglês) “O meu livro de cortiça/ My cork book”.

Contámos com a presença de uma das autoras do livro, Danuta Wojciechowska, que apresentou o livro aos alunos do 3.º e 4.º anos das professoras Ana Cristina Faísca, Fernanda Sancho e Isabel Gésero.

Cada grupo de alunos apresentou o trabalho que realizou sobre “o sobreiro” ou “a serra” no âmbito dos projetos organizados pela “Quinta do Peral” sob a orientação e apoio da Dr.ª Cristina Medeiros:

 Um livro sobre o projeto “Devolver a vida à serra”;

♦ Um livro com uma história sobre uma rolha de cortiça;

♦ Dois quadros feitos com discos e rolhas de cortiça.

“Foi mesmo uma Festa e um dia muito bem passado, aprendendo a brincar!” 

arrow9 Reportagem da apresentação

o meu livro de cortica 02

o meu livro de cortica 03 

o meu livro de cortica 01 

 
Dia da Criança - 2016

 

 
Exposição "Feito por Mãos especiais" II

exposicao feito por maos especiais II convite

REPORTAGEM 

Na tarde do passado sábado dia 28 de maio vieram os meninos , as familias, as professoras, os amigos e abrimos a exposição Feito por Mãos Especiais II, que estará patente ao público no átrio da Biblioteca Municipal, até dia 14 de junho.

feito por maos especiais cartaz feito por maos especiais 03 feito por maos especiais 02
 
Apresentação do livro "Almanaque da Diversão"

almanaque da diversao cartaz23 de maio de 2016 | 16h30 | Sala Belchior Viegas

Apresentação do livro "Almanaque da Diversão"

Na terceira segunda feira de maio reunimo-nos de novo numa das nossas Conversas à solta... à hora do chá.

Este mês acolhemos a Prof.ª Edite Machado que nos irá apresentar a obra "Almanaque da Diversão", de Ana Cristina Silva.

Trata-se do primeiro livro da autora, um conjunto de histórias com que pretende mostrar o lado divertido e positivo dos acontecimentos do dia-a-dia. 

“A vida por vezes é cinzenta e triste pela nossa tendência natural para dramatizar as situações mais do que elas são”, sublinha Ana Cristina Silva, que com este livro diz não pretender minimizar os problemas. “Apenas desejo transmitir que através da boa disposição talvez consigamos ter uma visão mais positiva da realidade”.

"Almanaque da Diversão" é a concretização de um sonho que o gosto pela escrita e pela leitura levaram Ana Cristina, aos 47 anos, a transformar em realidade. Licenciada em Ciências Sociais, Ana Cristina Silva exerce funções de Assistente Técnica na Câmara Municipal de Loulé. É natural de Lisboa, mas reside no Algarve desde os seis anos de idade

Ana adora animais, tem três cães e dois gatos, por isso, neste seu primeiro livro elegeu dois dos seus amiguinhos de quatro patas para ilustrar a capa e abrir-nos o apetite para um conjunto de histórias que promete serem bem divertidas.

Vestidos a rigor, de cachecol, capacete e luvas, e de focinhos risonhos, estes dois amigos caninos parecem querer dizer-nos que vale bem a pena acompanhá-los nesta louca viagem, que a escritora intitulou «Almanaque da Diversão». 

 
Lançamento do livro "O Mistério da Chave Dourada"

o misterio da chave douradaNo passado sábado, dia 23 de abril, na sala João Belchior Viegas da Bibiblioteca Municipal foi apresentado o 3.º livro da coleção "Uma Aventura em São Brás de Alportel", sob o título "O Mistério da Chave Dourada".

Esta obra, inspirada nas comemorações do centenário do município, foi o fruto de uma experiência de escrita partilhada realizada pelos alunos de duas turmas do 4.º ano, sob a orientação das professoras Custódia Cabrita (EB1 N.º 2) e Elisabete Guerreiro (EB1/JI), durante o ano letivo 2014/15. 

"As turmas que escreveram " O Misterio da Chave Dourada" e as suas professoras Elisabete Guerreiro e Custódia Cabrita não mais irão esquecer o momento de alegria de ver chegar às mãos esta história ... foi mesmo uma Aventura em que todos se meteram e sairam Vencedores . Parabéns !"

uma  aventura em sao bras 05 uma  aventura em sao bras 01 uma  aventura em sao bras 02 uma  aventura em sao bras 04 uma  aventura em sao bras 03
 
Oficinas de Aprender - 2016

De 21 de março e 1 de abril, a Biblioteca Municipal ofereceu aos seus utilizadores tardes divertidas, nas Oficinas de Aprender.

Entre contos e atividades recheadas de diversão assim se passaram as duas semanas de férias da Páscoa.

No próximo ano haverá novos desafios.

BM oficinas de aprender frente oficinas de aprender 01 oficinas de aprender 02 oficinas de aprender 03
oficinas de aprender 04 oficinas de aprender 05 oficinas de aprender 06
oficinas de aprender 07 oficinas de aprender 08 oficinas de aprender 10
oficinas de aprender 11 oficinas de aprender 13 oficinas de aprender 14
 
Histórias EnCantadas

historias encantadas 01No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil realizou-se no passado dia 2 de abril na Biblioteca Municipal uma sessão dinamizada por Ricardo Silva integrada no programa "Era uma vez... histórias para toda a família"

Segundo o dinamizador desta atividade "para que cada criança desenvolva as suas faculdades e capacidades é necessário o seu contato com um universo de vivências que a estimulem a observar, a imitar e a experimentar."

Procurou, por isso, "com muito empenho e dedicação e inspiração, cantar histórias, que foram narradas e dramatizadas e sempre, acompanhadas por um instrumento musical."

historias encantadas cartaz historias encantadas 02 historias encantadas 03
historias encantadas 04 historias encantadas 05
 
Apresentação do livro "Solmbra e Sol - Vai a Rua em duas Cores"
sombra e sol - vai a rua em duas cores Apresentacao Obra Luis Barriga

A Biblioteca Municipal acolheu, no dia 4 de abril, a apresentação da obra Sombra e Sol. Vai a rua em duas cores, de autoria do escritor algarvio Luís Barriga.

Iniciada na década de 80 e acompanhada na altura por nomes ímpares como Emiliano da Costa ou Amílcar Quaresma de Almeida, esta obra retrata as quatro décadas anteriores à Revolução de Abril, tendo como fio condutor a história de um jovem natural de uma pequena aldeia nos arredores de Estoi, concelho de Faro. 

“Parti para esta tarefa com alguns objetivos, que espero ter atingido. Retratar o ambiente psicossocial, de forma fidedigna, da época em causa. Relembrar a história, porque um povo sem memória não existe. Difundir as tradições culturais, que por motivos diversos se vão perdendo no tempo. Divulgar o património arquitetónico de Estoi e da região envolvente”, explicou o autor.

Embora de ficção, este trabalho integra diversas personagens secundárias que prestam homenagem a figuras reais da altura e que visam mostrar a realidade da época encarnada pela personagem principal.

A história centra-se num jovem órfão que vê na escola um futuro e não nos trabalhos rurais e na submissão como lhe era incutido pelo tio. Um amor proibido e a revolta por algo melhor leva-o a trabalhar na cidade e a ser aprendiz de jornalista.  

“Essa condição leva-o a enveredar por alguma oposição ao regime, irracionalmente convicto de estava imune à repressão. Depois de adquirir alguma tranquilidade financeira, a vida decorria tranquila quando é acusado pela PIDE. Obrigado a fugir, é capturado e preso em Caxias, onde permanece enquanto relembra esta história, até ao dia 25 de Abril. Após a libertação, dos presos políticos, dá-se o reencontro com a sua amada”, conta Luís Barriga.

 
Oficinas de Aprender

As férias da Páscoa estão mesmo, mesmo aí!

Para quem quiser ter umas férias recheadas de diversão e muita animação, só precisa de se apressar e vir até à biblioteca fazer a sua

inscrição nas "Oficinas de Aprender".

De 21 de Março a 1 de Abril, as tardes mais divertidas são as da Biblioteca Municipal.

BM oficinas de aprender frente BM oficinas de aprender verso
 
Era uma vez... Histórias para toda a Família - Março de 2016

era uma vez marco 2016

 
Encontros com a escritora Manuela Ribeiro

2016 encontro manuela ribeiro 11Na passaada terça-feira, dia 23 de fevereiro, a escritora Manuela Ribeiro veio, pela terceira vez, ao encontro dos nossos alunos, a convite da Rede de Bibliotecas de São Brás de Alportel.

No período da manhã, decorreram duas sessões na Biblioteca da Escola EB1/JI : uma com os alunos do 4.º ano das Professoras Isabel Gésero e Fernanda Sancho; e outra com todos os meninos da EB1 dos Vilarinhos, alunos das Professoras Sílvia Gonçalves (1.º e 2.º Anos) e Umbelina Silvério (3.º e 4.º Anos). 

No período da tarde, foi a vez dos alunos da Professora Elizabeth Fonseca (2.º Ano) receberem a autora na sua Biblioteca Escolar, na EB1 N.º2.

Por fim, a última sessão decorreu na Biblioteca da Escola Poeta Bernardo de Passos e destinou-se aos alunos do 5.º C e F, dos Professores de Português Maria Fernanda Lima e Hugo Luz, respetivamente.

Foi um dia inesquecível para todos: a leitura e a escrita foram os temas recorrentes. E a culpa é dos livros!...

 

2016 encontro manuela ribeiro 05 2016 encontro manuela ribeiro 06 2016 encontro manuela ribeiro 07 2016 encontro manuela ribeiro 08 2016 encontro manuela ribeiro 10
2016 encontro manuela ribeiro 09 2016 encontro manuela ribeiro 04 2016 encontro manuela ribeiro 03 2016 encontro manuela ribeiro 02 2016 encontro manuela ribeiro 01
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 Seguinte > Final >>

Página 1 de 8