« < Agosto 2017 > »

Exposição "Quem nos Escreve desde a Serra"
sexta-feira, 28 abril 2017 09:38

cartaz quem nos escreve desde a serra1 de maio a 30 de junho | Parises

Quem nos Escreve desde a Serra

Esta exposição de rua itinerante tem como tema as estelas com escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro na serra de Mú e Caldeirão.

Na Península Ibérica, há cerca de 2500 anos, os povos do Sul de Portugal e da Andaluzia criaram uma escrita própria da língua falada na região, a escrita do Sudoeste, cujos vestígios se concentram na serra do Algarve.

A escrita do Sudoeste é uma realidade histórica de cariz excepcional, uma imagem de marca da serra e um símbolo privilegiado da herança histórica do Algarve, pois trata-se da primeira manifestação de escrita da Península Ibérica que ainda hoje está por decifrar.

Esta mostra dará a conhecer ao público em geral este tema e os materiais arqueológicos com ele relacionados, levando o espaço cultural “Museu” para fora de portas.

A exposição apresenta conteúdos escritos bilingues (português e inglês) devidamente ilustrados e está organizada em temas: a Idade do Ferro, a escrita do Sudoeste, onde habitavam e como viviam e morriam essas comunidades, os seus investigadores e os conjuntos arqueológicos conhecidos.

Como complemento à exposição, os artistas plásticos El Menau e Ângela Menezes apresentam, cada um, um painel com uma pintura mural e uma instalação, no espaço contíguo à exposição.

A exposição é acompanhada também por um painel interpretativo de autoria da são-brasense Ana Isabel Palma.

seta vermelha Painéis da exposição