« < Agosto 2019 > »

O ovo de Colombo

o ovo de colomboA expressão "ovo de Colombo" é usada para falar de uma solução óbvia, que antes não tinha ocorrido a ninguém.

A história remonta ao século XV e deve-se a Cristóvão Colombo, o navegador que chegou à América em 1492, às ordens dos Reis Católicos de Espanha. Num banquete comemorativo em casa do cardeal Mendonza, alguém perguntou ao explorador se acreditava que outra pessoa poderia ter descoberto o novo continente. A sua resposta foi um desafio: será que algum dos presentes conseguia colocar um ovo em pé? O desafio foi aceite, mas nenhum conseguiu equilibrar o ovo. Então Colombo pegou nele, partiu a casca da parte de baixo e o ovo manteve-se em pé.

- "Mas isso qualquer um pode fazer." - retorquiu um dos cortesãos à mesa.

Cristóvão Colombo respodeu:

- "Convenhamos, no entanto, que apesar da sua simplicidade e facilidade, você não descobriu a solução, só eu ultrapassei a dificuldade. O mesmo ocorreu com a descoberta do Novo Mundo. Tudo o que é natural parece fácil, após conhecido ou encontrado. A dificuldade está em ser o inventor, o primeiro a conhecer ou a demonstrar".

E assim ficou, o "ovo de Colombo".

Revista do Expresso, n.º 2191, de 25 de outubro de 2014