Entrada

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Agosto 2019 > »
S T Q Q S S D
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Em linha

Temos 302 visitantes em linha

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Bem-vindo ao nosso portal
Exposição "Reciclar é Viver" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 29 janeiro 2019 10:15

cartaz da exposição reciclar é viver2 de fevereiro a 3 de abril de 2019 | Centro Museológico de Alportel

Exposição "Reciclar é Viver"

Reciclagem e criação de móveis de FisioEu

Inês Braga é lisboeta e fisioterapeuta. Iniciou-se na transformação de móveis quando veio morar para Faro em outubro de 2015.

A necessidade de mobilar uma casa, aliada ao seu gosto por móveis antigos - não só pelo seu design, mas também pela qualidade e beleza únicas da madeira maciça, deram vida ao seu gosto por esta arte.

Em junho de 2017 completou o curso de restauro de móveis, da Internacional Open Academy e criou a marca Fisio Eu, dedicada à reciclagem de móveis e outros objetos de decoração.

Em setembro de 2017 foi desafiada a mobilar uma casa de Alojamento local em Faro e em 2018 participou na Feira da Serra de São Brás de Alportel.

 
Clube de Leitura - Janeiro de 2019 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
segunda-feira, 28 janeiro 2019 09:28

clube de leitura

Fica Comigo28 de janeiro de 2019 | 16h30 | Sala João Belchior Viegas

"Fica Comigo" de Ayòbámi Adébáyó

Este mês a sessão do Clube de Leitura incidirá no fascinante romance da nigeriana Ayòbámi Adébáyó "Fica Comigo".

Sobre o livro:

Yejide e Akin estão casados desde os tempos de faculdade, onde se conheceram e apaixonaram. Agora, decorridos vários anos, Yejide espera por um milagre: uma criança. É o que o seu marido quer, e o que a sociedade espera dela — e, entre consultas de fertilidade, curandeiros e tisanas, Yejide tem feito tudo o que pode para consegui-lo. A família de Akin, no entanto, começa a dar sinais de impaciência, e quando sugerem ao jovem casal acolher em casa uma segunda esposa, mais jovem, os dois percebem que terão de encontrar uma solução rapidamente.

Percorrendo os anos turbulentos da Nigéria da década de 1980 até aos nossos dias, Fica Comigo é uma história sobre a fragilidade do amor conjugal e do colapso da família sob o peso exasperante da maternidade, bem como da contradição de valores que coexistem no interior de uma mesma sociedade.

Ayobámi AdébáyòSobre a autora:

Ayobámi Adébáyò nasceu em Lagos, na Nigéria, em 1988. Tem um mestrado em Escrita Criativa, da Universidade de East Anglia. Os seus contos têm sido publicados em várias revistas literárias e antologias, merecendo a atenção da crítica internacional.

Em 2017, publicou "Fica Comigo", o seu primeiro romance, finalista do Baileys Women's Prize for Fiction.

Trabalha atualmente como editora de ficção na revista Saraba.

 
Workshop "O potencial dos animais na família" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 23 janeiro 2019 17:08

cartaz do workshop o potencial dos animais na família26 de janeiro | 15h30 > 17h00 | Biblioteca Municipal

Programa de Formação + Família

Workshop "O potencial dos animais na família"

"Mãe, eu queria ter um cão…”, “pai, a minha melhor amiga tem um gato, também podemos ter um?”, “os passarinhos são tão fofinhos, era tão bom se pudéssemos levá-los para casa…”.

Chega uma altura em que a maior parte das crianças deseja ardentemente um animal de estimação. Mas os pais podem não ficar muito felizes com a ideia."

Vamos falar sobre o assunto e descobrir porque é que afinal, pode até ser uma excelente ideia?

A psicóloga Dr.ª Daiana Ferreira vai dar-nos dicas para enfrentar os desafios dos nossos dias...

Contamos Consigo!

Apareça!

 

o_potencial_dos_animais_na_familia_01 o_potencial_dos_animais_na_familia_02 o_potencial_dos_animais_na_familia_03 o_potencial_dos_animais_na_familia_04
 
Ciclo de Tertúlias "Aqui entre nós..." - Janeiro de 2019 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 23 janeiro 2019 09:15

cartaz da tertúlia de janeiro de 201925 de janeiro | 21h30 | Cineteatro São Brás

Ciclo de Tertúlias "Aqui entre nós..." 

Inteligência Relacional, o desafio da comunicação e conexão das relações humanas...

No início de um novo ano, trazemos à conversa o desafio maior das nossas vidas: a relação com as outras vidas... razão das nossas maiores inquietações, mas também alimento dos nossos sonhos, condição da noss felicidade.

Comtamos com a moderação de Sílvia Barrios, formadora e professora de comunicação na Universidade Sénior de São Brás de Alportel.

Junte-se à Tertúlia!

Esperamos por Si!

 
Sessão "Música para Bebés" na Biblioteca Municipal PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 16 janeiro 2019 21:10

cartaz da sessão música para bebés19 de Janeiro | 15h00 | Biblioteca Municipal

Sessão "Música para Bebés"

Porque a música é comunicação e aprendizagem, Sérgio Almeida promete despertar os sentidos das crianças para sonoridades tradicionais ancestrais e aproximá-las do mundo da música étnica.

15h00 - Crianças dos 3 aos 5 anos

16h00 - Bebés dos 0 aos 30 meses

Pediatras, neurologistas, psicólogos e investigadores diversos defendem que a música contribui para o desenvolvimento da criança a diferentes níveis. É no ventre materno que a criança começa a captar e a assimilar as vozes e as conversas no exterior. Nos primeiros tempos de vida, já retém e imita sons, aprendendo a coordenar os movimentos com a respiração.

São vários os estudos que comprovam que o recém-nascido tem um grande número de competências sensoriais e de processamento de informação, a partir das quais se estabelece a sua interação e comunicação com o mundo.

 
Serão de contos na Biblioteca Municipal PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 16 janeiro 2019 20:21

cartaz de serão de contos18 de janeiro | 21h00 | Biblioteca Municipal

Serão de Contos por Celso Sanmartín

Para relaxar de uma semana de trabalho, propomos-lhe assistir a um serão de contos com o contador galego Celso Sanmartin.

Recompilador e contador de estórias, Sanmartín é único na recolha de contos de sempre, e sente devoção pelos mestres da oralidade, as pessoas maiores. 

Nas suas narrações transmite a paixão que sente por essas estórias. O seu repertório é composto por essas memórias ligadas à tradição oral galega.

 
“Charolas, a Força da Tradição” - 2019 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 03 janeiro 2019 10:28

cartazO ano novo estreia-se em São Brás de Alportel com uma nova edição do Programa de Valorização das tradições culturais “Charolas, a Força da Tradição”. Uma iniciativa do município, com a colaboração de associações e grupos de charolas locais, que pretende levar aos vários cantos do concelho os tradicionais acordes e cantos de ano novo.

Já este sábado, dia 5, o Grupo “Os Carolas”, a Charola da Mesquita e a Charola dos Machados apresentam-se no Mercado Municipal de São Brás de Alportel, em mais um habitual encontro, que tem lugar a partir das 9h30.

As Charolas partem na tarde de sábado, em digressão, por vários sítios do concelho.

Charola da Mesquita vai passar pela Biblioteca Municipal (15h30), pelo Centro Museológico do Alportel (16h30), pelo sítio de Almargens, no Café Manta (17h30) e regressa a São Brás de Alportel, no Café União (18h30).

Charola do Grupo Desportivo e Cultural de Machados inicia o circuito em São Romão, atua no Café Correia (15h30), Vilarinhos, no Café 1.º Maio (16h30) e Mealhas, à Casa Reis (17h30).

No Dia de Reis, dia 6 de janeiro, celebra-se o 6.º aniversário do Centro de Convívio de Parises, num momento com animação de charolas e presépios vivo, a partir das 14h00. Os vários grupos de Charolas atuam a partir das 15h00, no Salão de Festas da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel.

Pelas 21h00, o Salão de Festas da Santa Casa da Misericórdia acolhe o 36.º Encontro de Charolas de São Brás de Alportel, promovido pela Associação Cultural Sambrasense. Passarão pelo palco as Charolas “Aldeia Branca-Estoi”, “Os Carolas”, “Charola dos Machados”, Charola da Casa do Povo da Conceição de Tavira, Charola da Mesquita e o Grupo de Janeiras de Odeleite.

 
Férias de Natal de 2018 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 14 dezembro 2018 15:24

cartaz das atividades de férias de natal de 2018As tão aguardadas férias de Natal estão a chegar e, em São Brás de Alportel, os mais jovens têm oportunidade de participar em diversas atividades!

O Centro de Artes e Ofícios vai acolher três ateliês da iniciativa “Qoisas com Ciência no Natal”entre 17 e 19 de dezembro. Na tarde do dia 17, é tempo de aprender a construir objetos simples e divertidos de decoração natalícia. Descobrir a ciência atrás dos bolinhos de Natal é o desafio marcado para o dia 18 e na quarta-feira, dia 19, chega o momento de fazer experiências coloridas, explosivas, peganhentas e fantásticas como a neve artificial, pega monstros, plasticina colorida, e muito mais!

Para inscrições e mais informações, deve contactar a organização da iniciativa pelo telemóvel: 911 936 069.

Na primeira semana das férias de Natal, de 17 a 21 de dezembro, é também tempo para passar pela Biblioteca Municipal que está a preparar os surpreendentes “Ateliês de Natal para a pequenada”. Uma iniciativa de participação gratuita, limitada a 20 vagas e sujeita a inscrição, pelo telefone: 289 840 360 ou pelo email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  

O Município de São Brás de Alportel, em parceria com o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas e  “Ensinar a Sorrir – Associação de Solidariedade e Apoio à Família”, disponibiliza também o Programa de Atividades para crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo. Atividades que vão funcionar na Escola EB1/JI, entre os dias 17 e 21 e nos dias 27 e 28 de dezembro, entre as 8h15 e as 19h00, e que resultam da implementação das atividades da Componente de Apoio à Família (CAF) e das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) durante o ano letivo de 2018/19 e nos períodos de interrupção escolar. O programa disponibiliza 50 vagas para realização destas atividades nas interrupções de Natal, tal como acontecerá também na Páscoa.

Para inscrições e mais informações, deve contactar diretamente a Associação “Ensinar a Sorrir”, pelo telm.:968 361 646 ou email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 
VI Desfile de Natal da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 14 dezembro 2018 10:53

banda filarmónica de são brás de alportelA Banda Filarmónica de São Brás de Alportel sai à rua no próximo sábado, dia 15 de dezembro, a partir das 10h30, para espalhar o espírito natalício no seu VI Desfile de Natal.

Músicas tradicionais da época natalícia e melodiosas marchas vão soar pelas principais artérias da vila de São Brás de Alportel, pelo Mercado Municipal e pelo Quartel dos Bombeiros Voluntários, onde decorre no próximo sábado uma Feirinha de Natal, promovida pela associação de artesãos “Esfera Triunfante”.

Formada em 2007, a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel mantém, em funcionamento, uma escola de música focada em instrumentos de sopro e percussão, de frequência gratuita, sediada na Oficina dos Sons e integrada na Associação Cultura e Recreativa Escola de Música Sambrasense.

 
Concerto de Natal pela Orquestra Clássica do Sul PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 12 dezembro 2018 11:35

cartaz do concerto de natal da orquestra classica do sul15 de dezembro | 21h00 | Igreja Matriz

Concerto de Natal pela Orquestra Clássica do Sul

Em plena época natalícia, a Orquestra Clássica do Sul apresenta-se em São Brás de Alportel para um concerto especial que conta com a participação da reconhecida soprano portuguesa Ângela Silva.

O programa contempla obras de BACH, Sinfonia em Ré maior W.XC 2MOZART, Exultate Jubilate e HAYDN, Sinfonia nº 103 "Rufo de Timbales"

O concerto terá a participação da soprano Ângela Silva e a direção orquestral do maestro Rui Pinheiro.

Duração: 60 minutos | Entrada Gratuita

 
Programa de Formação +Família - O Síndrome do Imperador, como lidar com o Não PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 12 dezembro 2018 11:16

cartaz do workshop o síndroma do imperador15 de dezembro | 15h30 > 17h00 | Bibloteca Municipal

Programa de Formação +Família

Workshop "O Síndrome do Imperador, como lidar com o NÃO..."

Há crianças tranquilas mas que têm dificuldade em lidar com situações em que se sentem frustradas, quando que ouve um “não”.

Este será o tema da nossa conversa do próximo sábado e para nos ajudar a pensar sobre ele e a descobrir estratégias que ajudem pais e filhos nos momentos mais desafiantes, teremos connosco a Dra Rute Sousa, psicóloga clínica.

Podem inscrever-se através do seguinte link: 

https://goo.gl/forms/DfYIL4TZAooNCYGz2

Contamos consigo

Apareça!

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 9 de 46