Entrada

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Agosto 2017 > »
S T Q Q S S D
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Em linha

Temos 213 visitantes em linha

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Bem-vindo ao nosso portal
Museu Casa da Moeda PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 27 janeiro 2017 08:35

mcmO Museu Casa da Moeda da INCM Imprensa Nacional-Casa da Moeda é um projeto de museologia digital com todas as valências de um museu físico, onde se apresenta o vasto espólio da instituição, com uma coleção permanente, exposições temporárias, serviço educativo, loja, edições próprias e parcerias com outras instituições museológicas na criação de exposições.

O Museu Casa da Moeda pretende preservar o valioso património da coleção de moedas e medalhas da INCM, facilitar a investigação académica, prestar apoio aos colecionadores e apreciadores do universo numismático e divulgar ao público em geral a moeda enquanto objeto que marca a nossa história, cultura e civilizações.

 
9.º Aniversário da Quinta do Peral PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 26 janeiro 2017 16:00

nono aniversario quinta do peral cartaz28 de janeiro | 14h30>16h30 | Quinta do Peral

No próximo sábado, dia 28 de janeiro, a Quinta do Peral celebra o seu 9º aniversário e convida miúdos e graúdos a juntar-se à festa!

Esta data comemorativa integra uma divertida Hora do Conto, com início pelas 14h30, um momento de animação musical protagonizado pelo Grupo Fólis (Grupo de jovens acordeonistas) e ainda a preparação e elaboração do bolo de aniversário!

Os festejos terminam com o habitual cantar de parabéns e a partilha do bolo anteriormente elaborado.

Não falte!

 
Ciclo Passeios Natureza: "Somos o que comemos" - janeiro de 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 25 janeiro 2017 11:12

ciclo passeios natureza janeiro 201729 de janeiro | 9h30 | Terminal Rodoviário (ponto de encontro)

Somos o que comemos... E se começar pelos cogumelos?

Em início de novo ano, um novo Ciclo de Passeios Natureza de São Brás de Alportel tem início já no próximo domingo, dia 29, sob o tema “Somos o que comemos”, inspirado nos Sabores e Valores da Dieta Mediterrânica. O primeiro passeio do ano desafia os participantes a “Começar pelos Cogumelos” num sugestivo percurso, que contará com interpretação da especialista Ana Frutuoso.

O ciclo de passeios de 2017 tem como guia a Dieta Mediterrânica, Património Cultural Imaterial da Humanidade, declarado pela UNESCO desde 2013, e que é muito mais que um padrão alimentar, pois integra todo um valioso património com identidade e memória , que vale a pena conhecer. Mês após mês, esta iniciativa promete dar a conhecer Saberes e sabores e a ensinar a colher e também a semear, através de interessantes passeios guiados por especialistas nestes interessantes temas.

O primeiro passeio do ano “….E se começar pelos Cogumelos”, tem como ponto de encontro o Terminal rodoviário pelas 9h30 e parte rumo ao desafiante mundo dos cogumelos selvagens… verdadeiras preciosidades campestres que encerram imensas curiosidades e benefícios para a saúde!

De participação gratuita esta iniciativa mensal da Câmara Municipal de São Brás de Alportel carece de inscrição prévia junto do Gabinete do Munícipe através do Tel. 289 840 019 ou e-mail. Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 
Workshop "Sono do Bebé" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 25 janeiro 2017 10:29

sono do bebe cartaz28 de janeiro | 15h00 | Biblioteca Municipal

Workshop "Sono do Bebé"

Um workshop para noites e dias mais pacíficos, respeitando a fisiologia do bebé, as suas necessidades e ritmos.

Vamos conversar sobre estratégias que ajudam a aumentar o tempo de descanso da família, suportam a vinculação entre pais e bebés e potenciam a harmonia entre os ritmos de todos.

Sem choros, braços de ferro ou métodos de “treino de bebés”.

É possível dormir sem lágrimas?

É sim. 

Descubra porque chora o seu bebé, como descodificar sinais e ajudá-lo a acalmar e a dormir.

Atividade para famílias e bebés, sob orientação de Silvana Gaspar

Destinatários: casais grávidos ou com bebés até aos 6 meses.

 
Apresentação do livro "O Povo que Ainda Canta" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 20 janeiro 2017 10:36

o povo que ainda canta cartaz28 de janeiro | 16h00 | Museu do Traje

O Museu do Traje, em São Brás de Alportel, acolhe a primeira apresentação no Algarve do aguardado livro com a série documental "O Povo que Ainda Canta", de Tiago Pereira, e da nova página eletrónica A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria (AMPAGDP).

A sessão contará com a participação do realizador Tiago Pereira e do editor José Moças (Tradisom), sendo o livro apresentado pelo programador cultural Paulo Pires.

Celebrando seis anos de existência do projeto AMPAGDP, o livro agora editado, com 92 páginas, inclui oito DVD’s da série documental «O Povo que Ainda Canta», produzida para a RTP2 em 2015.

A publicação é o resultado do sistemático e abrangente trabalho que Tiago Pereira e a sua equipa têm vindo a realizar desde Janeiro de 2011, registando práticas musicais de tradição oral, cantigas, rezas, paisagens sonoras, danças, mas também projetos musicais organizados de cariz urbano de vários géneros. 

“Em seis anos, o projeto teve grande influência na forma como hoje muitos portugueses olham para as suas raízes musicais, mas viveu sempre do efeito imediato que os seus mais de dois mil e 600 vídeos geravam no momento em que eram publicados nas redes sociais. Com o lançamento do site, é possível procurar os vídeos por instrumento, região, género, produção e realizador e ainda viajar pelo país, de distrito em distrito, incluindo as ilhas”, explica Tiago Pereira. 

 
Clube de leitura - Janeiro de 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 20 janeiro 2017 08:51

clube de leitura

António Aleixo23 de janeiro de 2017 | 15h30 | Sala João Belchior Viegas

À volta da poesia de António Aleixo

O Clube de Leitura inicia as suas atividades no primeiro mês do novo ano com a poesia assertiva de António Aleixo.

"Considerado um dos poetas populares portugueses de maior relevo, afirmando-se pela sua ironia e pela crítica social sempre presente nos seus versos, António Aleixo também é recordado como homem simples, humilde e semi-analfabeto, e ainda assim ter deixado como legado uma obra poética singular no panorama literário português da primeira metade do século XX.

No emaranhado de uma vida cheia de pobreza, mudanças de emprego, emigração, tragédias familiares e doenças, na sua figura de homem humilde e simples houve o perfil de uma personalidade rica, vincada e conhecedora das diversas realidades da cultura e sociedade do seu tempo.

Do seu percurso de vida fazem parte profissões como tecelãopolícia e servente de pedreiro, trabalho este que, como emigrante, exerceu em França.

De regresso ao seu Algarve natal, estabeleceu-se novamente em Loulé, onde passou a vender cautelas e a cantar as suas produções pelas feiras portuguesas, atividades que se juntaram às suas muitas profissões e que lhe renderia a alcunha de poeta-cauteleiro.

Faleceu vítima de uma tuberculose, a 16 de novembro de 1949, doença que tempos antes havia também vitimado uma de suas filhas". (Fonte: Wikipédia)

 
Espetáculo da "Broadway" sobe ao palco do Cineteatro de São Brás PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 18 janeiro 2017 17:53

coro sao lourenco20 de janeiro | 19h30 | Cineteatro de São Brás

A intensidade dos espetáculos da Broadway sobe ao palco do Cineteatro São Brás, nesta sexta-feira, dia 20, num concerto solidário protagonizado pelo Coro de São Lourenço.

As cortinas da solidariedade abrem-se pelas 19h30, para um espetáculo ao estilo da Broadway com muita música e animação, sob direção artística de Joyce Whitelaw.

O valor arrecadado com a venda dos ingressos, disponíveis na Galeria Municipal ou no próprio dia na Bilheteira do Cineteatro São Brás, reverte para a aquisição de bens alimentares para a Loja Social de São Brás de Alportel. Uma porta aberta a quem mais precisa que faculta apoio alimentar regular a mais de 200 famílias carenciadas do município.

O programa inclui seleções musicais, Brigadoon, West Side Story, Sul Pacífico, Guys and Dolls e muitos mais com arranjos musicais e adaptações que revelam as habilidades vocais dos elementos do coro.

Formado em 2013, o Coro de São Lourenço é constituído por cerca de 35 membros, provenientes de diversos países europeus, sob coordenação musical e acompanhamento ao piano por Joyce Whitelaw.

Joyce nasceu em Glasgow, Escócia, e formou-se na Royal Scottish Academy of Music & Drama com um grau duplo: BA em Performance Vocal e Piano, tendo ainda formação em Educação Musical do St Andrews College of Education. 

A viver em Portugal há 6 anos Joyce continua a dedicar-se à música, uma paixão que partilha e desenvolve nos ensaios com o Coro de São Lourenço.

Esta é mais uma iniciativa de cariz solidário do Coro de São Lourenço, com o apoio a Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

 
Concerto de Ano Novo da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 13 janeiro 2017 10:45

banda filarmónica de são brás de alportel15 de janeiro | 16h30 | Igreja Matriz

No próximo domingo, dia 15, a Igreja Matriz de São Brás de Alportel abre as portas, pelo 4º ano consecutivo, ao Concerto de Ano Novo, pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel.

De entrada gratuita, este espetáculo tem início pelas 16h30 e visa dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela Banda Filarmónica são-brasense na formação de músicos e de públicos. 

O espirito inovador desta banda relativamente recente revela-se em palco com um reportório de obras originais e adaptadas para Orquestra de Sopros, numa variedade de estilos e géneros musicais, sem esquecer a tradicional Marcha "Radetzky".

A Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, integrada na Associação Cultural e Recreativa Escola de Música Sambrasense criada inicialmente em 1996, como banda de Metais dos Bombeiros Voluntários, adquiriu um estatuto diferente em 2006, passando então a designar-se por Banda Filarmónica de São Brás de Alportel.

Esta banda é constituída por dezenas de participantes de idades diversas, sob orientação do Maestro Albano Neto.

Este evento musical é organizado pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, Câmara Municipal e Paróquia de São Brás de Alportel.

 
Ciclo de Exposições - Janeiro de 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 13 janeiro 2017 08:40

exposição gentes e costumesEm 2017 o município de São Brás de Alportel mantém a aposta no desenvolvimento cultural com o lançamento de mais um Ciclo de Exposições, patentes nos três espaços que o município disponibiliza ao público: Galeria Municipal, Centro de Artes e Ofícios e Centro Museológico do Alportel.

De entrada gratuita, estes espaços de promoção artística apresentam ao longo do ano mais de 2 dezenas de exposições. Manifestações artísticas das mais diversas áreas passando pela pintura, fotografia, escultura, cerâmica, trabalhos em cortiça, brinquedos de madeira, entre outras que revelam a visão multicultural de criativos naturais da região ou que escolheram a mesma como sua segunda casa.

Esta viagem cultural tem início no dia 6 de janeiro, no Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel para desvendar “Gentes e Costumes”, da autoria de Ana Nobre. Uma reflexão através da arte sobre “serei eu o fruto do costume ou serei eu a sua origem?”.

A viagem prossegue, dia 14, na Galeria Municipal que revela “O Despertar” de Elsa Revez, um despertar para a pintura enquanto forma de expressão de emoções e vivências. 

A inauguração da exposição “Mouras Encantadas” no dia 21, pelas 16h00 assinala o início de um novo ciclo no Centro Museológico do Alportel. Uma mostra de trabalhos de Sofia Pinto Correia alusiva a peças representativas de lendas de Mouras Encantadas existentes em território português.

Estes três espaços de exposição valorizam a diversidade artística e respetivos autores, numa mostra de qualidade que pretende sensibilizar e aproximar o público da criação artística.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 9 de 30