Entrada

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Outubro 2017 > »
S T Q Q S S D
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Em linha

Temos 263 visitantes em linha

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Bem-vindo ao nosso portal
José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 03 março 2017 09:04

josé de almada negreirosEsta exposição antológica mostra a obra de um artista que catalisa a vanguarda nos anos 1910 e atravessa todo o século XX.

Autor profuso e diversificado, Almada (1893-1970) pôs em prática uma conceção heteróclita do artista moderno, desdobrado por múltiplos ofícios.

Toda a arte, nas suas várias formas, seria, para Almada, uma parte do «espetáculo» que o artista teria por missão apresentar perante o público, fazendo de cada obra, gesto ou atitude um meio de dar a ver uma ideia total de modernidade.

A exposição apresenta um conjunto de obras que reflete a condição complexa, experimental, contraditória e híbrida da modernidade. A pintura e o desenho mostram-se em estreita ligação com os trabalhos que fez em colaboração com arquitetos, escritores, editores, músicos, cenógrafos ou encenadores.

Esta escolha dá também visibilidade à presença marcante do cinema e à persistência da narrativa gráfica ao longo da sua obra. Juntam-se ainda obras e estudos inéditos que darão a conhecer diferentes facetas do processo de trabalho artístico de José de Almada Negreiros.

A exposição, patente ao público até 5 de junho, organiza-se em sete núcleos na Galeria Principal e um outro na Galeria do Piso Inferior que convidam a um percurso por temas-chave na, obra do artista. São núcleos fluidos e comunicantes que, se ajudam a estabelecer uma ordem visual, não têm porém a pretensão de a conter.

 
Sábados Fantásticos - Março de 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 01 março 2017 15:54

sabados fantasticos 4 03 2017

 
II Encontro São Brás de Alportel: Tradições & Memória PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 01 março 2017 14:56

Cartaz II encontro de tradicoes11 de março | 9h30 > 18h00 | Museu do Traje

O II Encontro São Brás de Alportel: Tradições e Memória terá lugar no edifício do Museu do Traje, em São Brás de Alportel.

Esta 2.ª edição pretende proporcionar um espaço de discussão e de convívio a todos os que se interessam pela salvaguarda e valorização do património e das raízes culturais e tradicionais do povo, da terra e da região algarvia.

Organizado pelo Rancho Típico Sambrasense, em parceria com a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e o Museu do Traje de São Brás de Alportel, este Encontro conta com a participação de vários docentes universitários, que irão abordar temáticas ligadas a diversas tradições e memórias algarvias.

A iniciativa é de entrada gratuita, mas sujeita a inscrição aqui, até 7 de março.

Consultar programa aqui.

Increva-se já!

Não perca esta oportunidade!

 
Gentes e Costumes PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 24 fevereiro 2017 10:49

gentes e costumes6 de janeiro a 28 de fevereiro | Centro de Artes e Ofícios

Exposição "Gentes & Costumes"

Enquadrados no desenquadramento das gentes, os costumes acabam por fazer parte de nós...

Neste sentido, "Gentes & Costumes", vem assim desafiar o nosso "Eu" a questionar-se:

Serei eu fruto do costume ou serei a sua origem? Serei um sonho uma profissão? Quem sou eu e o que relamente me toca a alma?

As cores vivas e a ironia dos traços induzem estas questões de uma forma fácil e divertida, deixando que os inconscientes sorrisos despertem uma resposta imediata.

Ana Nobre nasceu em Lisboa em 1979. Licenciou-se em Artes Plásticas, na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha.

Atualmente trabalha como professora de Expressões Artísticas. Realizou várias exposições de desenho e pintura, coletivas e individuais e participou em vários concursos de pintura

 
Tertúlias "Aqui entre Nós" - fevereiro de 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 22 fevereiro 2017 13:35

tertulias aqui entre nos24 de fevereiro | 21h30 | Bar do Cineteatro São Brás

Ansiedade... uma conversa de "coração apertado"

O Ciclo de Tertúlias “Aqui entre nós” de São Brás de Alportel desafia a uma conversa de coração apertado, sobre um dos mais comuns transtornos ao bem-estar emocional dos nossos dias, a ansiedade.

Nesta edição a tertúlia apresenta como convidados especiais Nuno Murcho, enfermeiro diretor no Centro Hospitalar do Algarve; anteriormente responsável pela Direção Regional do Instituto da Droga e da Toxicodependência, IP; e Joana Teixeira psicóloga e investigadora, coordenadora e gestora de formação profissional no Centro Mind4UCenter, membro da direção da Associação Nós & Laços, para uma partilha de experiências e conhecimentos sobre esta matéria de extrema importância.

A ansiedade pode manifestar-se a nível físico ou a nível emocional ou ainda mediante a manifestação de vários sintomas físicos e emocionais ao mesmo tempo. Numa sociedade cada vez mais complexa e exigente, com um ritmo tão acelerado  transversal aos diferentes papéis que desempenhamos, é cada vez mais urgente conhecer a Ansiedade!

Junte-se a esta partilha de experiências e visões e enriqueça o seu interior com conhecimento.

Esperamos por si, no Bar do Cineteatro São Brás!  Junte- se à conversa!

 
Carnaval Tradicional de 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 21 fevereiro 2017 18:24

carnaval 2017 cartaz

O programa do Carnaval Tradicional de São Brás integra um conjunto diversificado de atividades para todas as idades.

No dia 24 de fevereiro, pelas 10 horas, mais de meio milhar de crianças provenientes d' "O Mundo e Arredores" dão corpo ao Desfile Temático de Carnaval das Crianças a ter lugar na Avenida da Liberdade, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas de São Brás de Alportel.

De 24 a 27 de fevereiro, o município de São Brás de Alportel acolhe o Passeio de Carnaval Clube Citroen 2 Cv, uma iniciativa organizada pelo Clube 2Cv Algarve "Marafados" com o apoio da autarquia.

O domingo, dia 26 de fevereiro, amanhece de bom humor na Marcha/Corrida de Carnaval, a ter início na EB1 de Mesquita, pelas 9h30. e prossegue, a partir das 15 horas, com a animação ao rubro, com o Desfile de Foliões e Carros Alegóricos, na Avenida da Liberdade. A animação prossegue a passo de dança no Baile de Carnaval, a ter lugar no salão de festas da União Desportiva e Recreativa Sambrasense, a partir das 20 horas.

Na terça-feira gorda, dia 28, o salão dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel aquece corações de todas as idades no Chá Dançante especial Carnaval. Organizado pela Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, esta edição especial tem início pelas 15 horas, ao som do artista Valter Reis, e um concurso de máscaras vai premiar as três melhores com prémios surpresa

A defesa dos valores, usos e costumes do Entrudo renasce todos os anos neste carnaval tipicamente português, num apelo à folia e à criatividade individual ou em grupo de centenas de participantes que dão corpo ao corso carnavalesco. Os carros coloridos, os trajos diversificados e únicos, as brincadeiras, ou a sátira política e social aguçam a boa disposição de quem passa e relembram que o Carnaval é intergeracional e inclusivo.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com o apoio das associações locais e grupos informais, e visa contribuir para o fortalecimento de laços de entreajuda e espírito de equipa entre os membros da comunidade.

 
Encontros com a escritora Manuela Ribeiro PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
segunda-feira, 20 fevereiro 2017 16:19

encontro_manuela_ribeiro_02No dia 17 de fevereiro, a escritora Manuela Ribeiro voltou às Bibliotecas Escolares e à Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel, para mais encontros com os nossos alunos, sobre os seus livros.

Este ano, foram convidados os alunos da EB1 do Alportel (do 1.º ao 4.º Ano), da EB1 da Mesquita (do 1.º ao 4.º Ano), da EB1 N.º 2 (2.º e 3.º Anos) e da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Poeta Bernardo de Passos (5.º D e 5.º E).

Mais 154 alunos, junto dos quais se promoveu a leitura, a escrita, a narração oral, a ilustração, as histórias, as personagens…

Enfim, o sonho e a criatividade… tudo à volta dos livros.

encontro_manuela_ribeiro_01 encontro_manuela_ribeiro_03 encontro_manuela_ribeiro_04
encontro_manuela_ribeiro_05 ncontro_manuela_ribeiro_06 encontro_manuela_ribeiro_07
 
Apresentação do livro "A plantinha dos meus pais..." PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 17 fevereiro 2017 08:49

a plantinha dos meus pais...17 de fevereiro | 15h30 | Biblioteca Municipal

Apresentação do livro "A Plantinha dos meus Pais..."

A escritora Manuela Ribeiro regressa a São Brás de Alportel para apresentar a sua obra "A Plantinha dos meus Pais" aos nossos alunos do 1.º Ciclo do ensino Básico.

Este seu novo livro, ilustrado por Nídia Nadir, dirigi-se a crianças e educadores.

É um livro para falar das famílias e de alguns problemas que elas enfrentam na vida real, muito especialmente a infertilidade e o desejo de adoção.

A "plantinha" é aqui a metáfora da criança desejada. E quando, finalmente, a possibilidade de adoção surge, a família exulta e exclama com um sorriso de felicidade:

"- É esta! É esta a nossa plantinha!"

 
A História através do Colecionismo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 15 fevereiro 2017 11:41

a historia atraves do colecionismo cartaz18 a 28 de fevereiro | Galeria Municipal

Exposição "A História através do Colecionismo"

Com o objetivo de divulgar e promover a atividade do colecionismo, os Amigos da Filatelia apresentam uma exposição que aborda diferentes conteúdos históricos, quer seja pelas relíquias que se podem observar, peças de colecionismo raras e antiguidades, quer seja pelo alinhamento das coleções apresentadas.

Ingresse numa viagem por fatos históricos contados através das coleções filatélicas, de numismática, de postais ou de miniaturas.

Inauguração dia 18, a partir das 10h30.

Historia  atraves do colecionismo 01 Historia  atraves do colecionismo 02
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 7 de 30