Entrada

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Agosto 2017 > »
S T Q Q S S D
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Em linha

Temos 213 visitantes em linha

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Bem-vindo ao nosso portal
Alquimia - Itinerâncias Culturais PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 24 março 2017 10:45

alquimia itinerancias culturais cartaz

Dias 25, 26 e 27 de março

Alquimia - Itinerâncias Culturais

Uma nova forma de conhecer o território que envolve arte, ciência, cultura, gastronomia e experiências, estando repartida em quatro programas distintos e em que cada um é dedicado a um dos quatro elementos: água, ar, fogo e terra.

Alquimia é um desafio para redescobrir a região através da criação e produção artística, dos sabores e pelo reconhecimento do património natural e cultural.

O mês de março é dedicado ao elemento fogo, com um conjunto diversificado de atividades.

Programa:

→ Visita à TerraCota do Algarve, cerâmica artesanal são-brasense

Workshop de cozedura cerâmica em fogueira com a artista Sara Navarro

Percurso interpretativo guiado por Hélder Pereira e Francisco Lopes (Geowalks&Talks)

Workshop de Gastronomia na Quinta da Fornalha sob a orientação do chef Pedro Beleza

Mais informações: 938 321 240 | 912 311 184 | 910 465 707

Site: www.alquimiacultura.pt | Email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  

Organização da Oficina Bartolomeu dos Santos com a Colaboração da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e do Programa Algarve 365

 
Concerto “Sound & Song in Celebration” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 24 março 2017 09:05

aniversario banda filarmonica 0325 de março | 18h00 | Museu do Trajo

“Sound & Song in Celebration”

É sempre uma boa ideia garantir que temos quem nos cante os "Parabéns" na nossa festa. Com esse propósito a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel juntou-se ao Coro dos Amigos do Museu do Trajo em São Brás de Alportel no Concerto “Sound & Song in Celebration”.

Este é um dia especial para a Banda, dirigida pelo maestro Albano Neto, pois marca precisamente os 10 anos da primeira actuação pública da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, realizada em 2007.

Até hoje a Banda cresceu, ganhou qualidade musical e formou novos músicos. Para ajudar à manutenção desse crescimento, uma parte dos proveitos deste concerto será entregue à Banda que precisa ainda angariar fundos para a aquisição de um uniforme (algo que ainda não possui), podendo os interessados em ajudar fazer um donativo ou tornar-se sócios. 

O programa musical do concerto “Sound & Song in Celebration” será variado e nele se incluem canções seculares e sagradas que celebram a Primavera, de compositores como Elgar e Lopes-Graça (interpretadas pelo Coro do Museu do Trajo), e uma seleção de temas instrumentais e adaptados apresentandos pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel.

Bilhetes: 8 euros (6 euros para Amigos do Museu)

Informações:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  ou pelo telefone: 914 926 328

aniversario banda filarmonica 01 banda concerto aniversario banda filarmonica 02
 
Aleixo e Pessoa "Os Modos e os Olhares PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 22 março 2017 12:05

aleixo e pessoa modos e olhares cartaz24 de março | 16h30 | Biblioteca Municipal

Aleixo e Pessoa "Os Modos e os Olhares"

Os universos de dois dos mais influentes poetas do século XX português, Fernando Pessoa e António Aleixo, serão cruzados por Afonso Dias através de um recital poético-musical intitulado “Os modos e os olhares” que o reconhecido ator, cantor e músico irá apresentar na Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel.

"O que aproxima dois dos mais expressivos e tão, aparentemente, diferentes poetas? Por que diversos ou semelhantes modos se exprimem? Que visões e convicções os iluminam? Que musicalidade os aproxima? Para este encontro convocámos a redondilha maior (verso de 7 sílabas métricas) que ambos cultivaram: Aleixo na generalidade da sua obra; Pessoa no seu “Cancioneiro”. Também os heterónimos maiores – Caeiro, Campos e Reis –, ainda que fugazmente, marcarão presença nesta desgarrada. Esses que habitavam outros universos metafísicos… Pessoa terá o seu espelho de observação interior e provocará Aleixo com motes, para que o algarvio leia a vida dos homens com os seus olhos de ver este mundo. Aleixo exortará Pessoa a viajar pelos labirintos da interioridade e pela graça popular da quadra lisboeta que o poeta tão esmeradamente cultivou”.

afonso diasAfonso Dias tem um longo e valioso percurso na promoção da literatura e música em língua portuguesa, bem como noutras vertentes do mundo cultural. 

Radicado no Algarve, tem apresentado recitais, concertos e outros formatos afins um pouco por todo o país, publicando cd de poesia dita, participando em peças de teatro (nomeadamente com a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve), dinamizando tertúlias temáticas e colaborando com múltiplas bibliotecas, centros culturais, associações, etc..

É também poeta e ator, tendo sido, como músico, um dos fundadores, em 1974, do GAC – Grupo de Ação Cultural. Colaborou ao longo da sua carreira com artistas como José Afonso, Sérgio Godinho, Francisco Fanhais, Manuel Freire, Pedro Barroso, Tino Flores e José Fanha, tendo editado vários álbuns de estúdio a solo. Foi fundador, em 1999, da Trupe Barlaventina – Jograis do Algarve, com a qual realizou inúmeros espetáculos e gravações de estúdio.

 
Tertúlia "Aqui Entre Nós... Vamos lá fazer as pazes com o espelho PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 22 março 2017 11:21

24 de março | 21h30 | Bar do Cineteatro de São Brástertulias aqui entre nos Marco 2017

Vamos lá fazer as pazes com o espelho"

“Fazer as pazes com o espelho” é fundamental para se ser mais confiante e feliz e para nos sentirmos melhor com os outros. Prova disso é o percurso profissional de Cristina Terêncio, a convidada deste mês da Tertúlia “Aqui Entre Nós…”

Cristina Terêncio é consultora de beleza e diretora executiva de uma multinacional dedicada à cosmética, contando mais de uma década de experiência no setor.

Acredita que todos temos a capacidade de “ser a melhor versão de nós mesmos” e vai partilhar com os participantes “a oportunidade que temos de crescer a nível pessoal, profissional e económico”.

Desde que se dedicou à área da beleza e cosmética, Cristina orgulha-se de dedicar os seus dias a “mudar vidas e realizar sonhos”, sempre em prol da felicidade do próximo. Natural de São Brás de Alportel, é hoje uma empreendedora de sucesso e inspira muitas mulheres com o seu otimismo e força de vontade!

Junte-se à conversa!

 
Dia da Poesia - 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 22 março 2017 10:27

No dia 21 de Março a Biblioteca Municipal comemorou o Dia da Poesia  com palavras e sabores.

A poetisa Leocádia Quaresma apresentou o livro "Sou Eu..."

A turma da Universidade Sénior "Saber com Sabor" ofereceu um lanche mediterrânico.

dia da poesia 2017 cartaz

 

dia mundial da poesia

dia da poesia 01 dia da poesia 02 dia da poesia 03 dia da poesia 04
dia da poesia 06 dia da poesia 05
 
Gala de Dança “São Brás Bailando” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 16 março 2017 17:21

SBA gala de danca 201719 de março | 20h30 | Pavilhão Municipal

Para o seu Dia do Pai, sugerimos um presente especial: a Gala de Dança de São Brás de Alportel, que acontece no Pavilhão Municipal Dr. José de Sousa Pires, pelas 20h30, numa iniciativa da "São Brás Bailando" com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia.

Apresentações de diversos estilos com maravilhosas atuações!

Com a participação de Fábio Henriques e Rita Ramires, pentacampeões nacionais de danças de salão modernas. 

Uma excelente proposta para celebrar o Dia do Pai em família e com muito ritmo!

Um momento a não perder!

Pode adquirir o seu ingresso junto da associação "São Brás Bailando" ou na sede da União Desportiva e Recreativa Sambrasense, à 5.ª feira, a partir das 19h.

 

 

Um aperitivo...

 
Teatro "Leôncio & Lena" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 15 março 2017 17:47

leoncio e lena18 de março | 21h30 | Cineteatro São Brás

Espetáculo de Teatro "Leôncio & Lena"

Peça vencedora do 1.º Convite à Criação lançado pela Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve

Uma peça de João de Brito com André Nunes, Carlos Malvarez e Joana Ribeiro Santos.

Dois reinos dividem o Algarve, o pequeno reino do Barlavento e o pequeno reino do Sotavento.

Leôncio e Lena são príncipes destes distintos reinos. Por vontade real, os seus destinos cruzar-se-ão por vias do matrimónio. Ambos fogem para Lisboa. Sim, diz que se cruzam e sem se conhecerem apaixonam-se e casam. Ah o acaso e tal, mas não é bem assim. 

O belíssimo texto de Georg Büchner, Leôncio e Lena, que serve de base a esta peça, é transversal a todas as gerações e sociedades. Uma narrativa simples e ao mesmo tempo muito vanguardista que não deixou João de Brito indiferente, que aproveitou o romantismo e poética das palavras para trabalhar questões como o metateatro, a dissonância, a música, o vídeo e a desconstrução.

Partindo desta base dramatúrgica, o encenador procurou as identidades e especificidades da história e cultura algarvias, mormente os inevitáveis contrastes entre barlavento e sotavento, e criou uma peça original, questionadora e cativante.

Duração: 90 Minutos | Espetáculo para maiores de 12 anos | Ingressos: 5,00€

Ingressos à venda na Galeria Municipal, a partir de 7 e no dia do espetáculo na Bilheteira do Cineteatro, a partir das 20h30.

 
Apresentação do livro "Os caminhos da Europa - Dez Anos no Comité das Regiões" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 15 março 2017 15:57

Caminhos da Europa18 de março | 15h30 | Sala João Belchior Viegas

Apresentação do livro "Os Caminhos da Europa - Dez Anos no Comité das Regiões"

Uma abordagem à experiência política de José Luís Carneiro no Comité das Regiões, entre os anos 2006 e 2015, transformada numa obra de literatura enquanto convite para conhecer uma realidade à escala da União Europeia (UE), é o que nos oferece “Os Caminhos da Europa – Dez anos de Comité das Regiões”.

O Secretário de Estado das Comunidades vai estar em São Brás de Alportel para apresentar a obra na primeira pessoa, sobre o período em que pertenceu ao quadro do Comité das Regiões da UE, altura em que teve “a oportunidade de participar no debate político europeu”.

No livro estão reunidos alguns dos seus contributos e intervenções nesta importante fase da sua vida, bem como outros textos ou documentos.

Através do olhar de José Luís Carneiro, é-nos oferecida uma nova perspetiva sobre a realidade europeia, numa interpretação mais pessoal sobre a relação entre União Europeia e estados-membros.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 5 de 30