Entrada

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Dezembro 2017 > »
S T Q Q S S D
27 28 29 30 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Em linha

Temos 65 visitantes em linha

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Bem-vindo ao nosso portal
Apresentação do livro Escrytos – crónicas e ensaios sobre cultura contemporânea (2013-2017) PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 13 junho 2017 19:31

escrytos15 de junho | 19h00 | Largo de São Sebastião

Apresentação do livro de Paulo Pires

Escrytos – crónicas e ensaios sobre cultura contemporânea (2013-2017)

Este momento cultural trará uma emoção especial ao recém requalificado núcleo urbano são-brasense com momentos de partilha e reflexão sobre um conjunto de trabalhos, de autoria de Paulo Pires e que agora ganham novo ânimo nesta compilação que trata diversos assuntos da área da cultura. 

Com ponto de encontro marcado pelas 19h00, a apresentação do livro será proferida pela convidada de honra, a Professora Ana Isabel Santos, na presença do autor, seguindo-se um período de reflexão e partilha. 

Os textos reunidos nesta compilação foram publicados inicialmente em jornais, suplementos, revistas e websites de âmbito cultural entre janeiro de 2013 e abril de 2017 e têm como enfoque central a área da Cultura, nomeadamente questões ligadas à Programação e Mediação Culturais, Artes Performativas, Literatura e Leitura/Bibliotecas, integrando ainda reflexões quer sobre alguns projetos específicos que o autor desenvolveu, a esses níveis, em contexto profissional, quer em torno de temáticas sociológicas e educacionais. 

Os textos apresentados são na ótica do autor “textos inacabados, abertos e de questionamento crítico, que resultam de uma necessidade pessoal (e profissional) de reflexão e de produzir pensamento, vários deles cruzando-se com perspetivas sociológicas e não poucas vezes temperados pelo sal da poesia.”

Este encontro com a cultura reserva ainda um momento musical abrilhantado pelo músico são-brasense Ricardo Martins, conceituado mestre na guitarra portuguesa. 

Esta obra editada pela Arranha-Céus, conta com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel que sublinha uma vez mais a importância da produção e partilha cultural na construção de uma sociedade cada vez mais desenvolvida.

 
Férias em Movimento - 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 08 junho 2017 14:40

Neste verão... as férias vão ser uma animação!

As Férias em Movimento estão quase quase a chegar com um conjunto de sugestões para refrescar os dias quentes da melhor maneira possível!

cartaz ferias em movimento 2017

 
Visita do Veículo de Educação Ambiental da Algar PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 06 junho 2017 17:05

cartaz veiculo educacao-ambiental algar6 e 7 de junho | 10h às 17h | Parque Roberto Nobre

Visita do Veículo de Educação Ambiental da Algar

O Veículo de Educação Ambiental da ALGAR é um projeto direcionado à população em geral. 

Trata- se de um semi-reboque transformado e adaptado para sensibilizar a população para as boas práticas ambientais e para a correcta separação de resíduos sólidos urbanos (RSU’s).

Completamente equipada, a viatura alia o ensino ao entretenimento, dando a conhecer, especialmente aos mais novos, os aspectos da recolha, triagem e valorização dos RSU’s, recorrendo para isso a material multimédia, painéis expositivos e interactivos e a alguns jogos de cariz lúdico-pedagógico.

Aborda a importância da aplicação da política dos “3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar os resíduos produzidos”.

São realizadas ações de sensibilização para grupos até 20 elementos por sessão, com a duração de cerca de 50 minutos.

As visitas para grupos escolares realizam-se entre as 10h e as 16h e para o público em geral decorrem das 16h às 17h.

Maque já na sua agenda!

veiculo educacao ambiental algar

 
Concerto de Homenagem ao maestro Walter Sulzer PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 02 junho 2017 10:15

homenagem a walter sulzer3 de junho | 18h00 | Museu do Trajo

Concerto de Homenagem ao maestro Walter Sulzer

O Museu do Trajo de São Brás de Alportel, vai ser palco de um concerto de homenagem a Walter Sulzer, criador do Coro dos Amigos do Museu, falecido em 2016.

O serão promete homenagear o seu sentido de musicalidade e os seus dons como músico e maestro de coro, mas também como cativou e inspirou todos os elementos desta formação.

Para o espetáculo foram selecionadas canções que o próprio Walter Sulzer muito apreciava, dos períodos barroco e medieval, do tempo em que a Andaluzia estava no seu auge criativo e musical.

O falecido maestro deliciava-se com a regularidade do barroco alemão, contudo, adorava também as discórdias e as liberdades que o mui inglês Purcell se permitiu explorar, misturando quatro vozes. 

Membros e não-membros do Coro também apresentarão algumas peças que gostariam de dedicar à memória do seu fundador e antigo maestro.

Presente estará igualmente o Coro de Câmara de Beja, do qual Walter Sulzer também foi membro, antes de se mudar para o Algarve.

Não haverá lugar à cobrança de entrada no concerto, mas será realizada uma coleta em honra de Walter Sulzer, cuja verba será depois doada pela família a uma instituição de caridade social.

Contamos consigo, para o que promete ser uma noite especial!

maestro walter sulzer      coro dos amigos do museu 

 
Workshop "As Dependências, Perigos e Sinais de Alerta!" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 31 maio 2017 13:02

as dependencias perigos e sinais de alerta cartaz3 de junho | 15h30 > 17h00 | Centro de Artes e Ofícios

Workshop "As Dependências, Perigos e Sinais de Alerta!"

A próxima sessão do Programa de Formação “+Família” traz-nos um tema da maior atualidade e pertinência: As Dependências, Perigos e Sinais de Alerta!

Sob orientação da Dra Margarida Pinto, Psicóloga, Coordenadora da Equipa Técnica Especializada de Prevenção (ETEP), vamos aprender como podemos proteger melhor os nossos filhos, as nossas crianças e Jovens!

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e efetuam-se através do seguinte link:

https://goo.gl/forms/0UbKS5pf9Kw4hBgz1

Esperamos poder contar com a vossa participação.

 
XVI Encontro de Poetas e Palavras PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 25 maio 2017 16:50

XVI encontro poetas palavras cartazNo passado dia 21 de maio, realizou-se o XVI Encontro de Poetas e Palavras, na sede do Grupo Desportivo e Cultural de Machados.

Os Encontros de Poetas e palavras procuram promover o convívio e a partilha entre os poetas do concelho e da região, bem como valorizar a poesia popular, uma das mais belas e profundas raízes da cultura do nosso povo.

Não se trata de um concurso, mas de um encontro entre poetas e amigos da poesia.

Este ano este encontro teve um sabor muito especial pois "apadrinhou" o nascimento de uma nova Biblioteca no nosso concelho, sediada nas instalações do Grupo Desportivo e Cultural de Machados.

A nova Biblioteca Guiomar André, assim batizada em homenagem à sua benemérita.

 

 

 

 

 

 
Exposição "Quem nos escreve desde a Serra" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 24 maio 2017 10:06

exposição "quem nos escreve da serra"A exposição de rua itinerante Quem nos escreve desde a Serra, que é um «dos maiores tesouros da arqueologia europeia», foi inaugurada no passado dia 14 de Maio, às 18h00, junto à Capela de Nossa Senhora de Fátima, em Parises, no concelho de São Brás de Alportel.

Esta é uma mostra sobre as estelas com escrita do Sudoeste e da Idade do Ferro. Esta escrita é, inclusive, «é a voz que nos aproxima dos pensamentos e modos de vida do passado, uma imagem de marca da serra que divide o Alentejo e o Algarve e um símbolo privilegiado da herança histórica da região», considera a Câmara de São Brás.

«Ela é, afinal, a primeira manifestação, bem caracterizada, de escrita da Península Ibérica e uma das mais antigas da Europa e que está, ainda hoje, por decifrar», acrescenta.

Os seus conteúdos apresentam a Idade do Ferro, a escrita do Sudoeste, onde habitavam e como viviam e morriam essas comunidades, bem como alguns dos investigadores que em Loulé, Silves e no Museu Nacional de Arqueologia se dedicaram ao tema

A exposição pretende levar o espaço cultural “Museu” para fora de portas, interagindo com as comunidades locais, contribuindo «para um acesso mais democrático à cultura», diz a autarquia sãobrasense.

Como tal estará visitável a qualquer hora, é gratuita e bilingue.

No espaço contíguo à exposição também podem ser vistas obras contemporâneas dos artistas plásticos Menau, Ângela Menezes e da sãobrasense Ana Isabel Palma que, a partir da escrita do Sudoeste, criaram pinturas murais e um projeto escultórico.

Organizada pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel em parceria com a Câmara Municipal de Loulé e o Projeto ESTELA, a exposição estará patente ao público até ao dia 16 de Julho.

 
Ciclo Passeios Natureza - A Cultura Mediterrânica da Cal PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 24 maio 2017 09:39

a cultura mediterrânica da cal28 de maio | 9h30 | Ponto de encontro no Terminal Rodoviário

A Cultura Mediterrânica da Cal

Na caminhada sobre a Dieta Mediterrânica, vamos conhecer outras expressões deste estilo de vida saudável.

Na verdade, ainda hoje a cal se revela como elemento identificador e simbólico da arquitetura vernácula do Sul de Portugal, assim como, na generalidade das comunidades mediterrânicas, onde as práticas da caiação para a proteção regular e decoração da casa continuam a constituir ritos sociais relevantes.

Este será um passeio de descoberta dos processos de transformação do calcário em cal, e promete ser encantador!

Passeio com orientação dos arquitetos José Lima e Marta Santos.

Faça a sua inscrição através do telefone 289 840 019 ou pelo correio eletrónico:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 
2.ª Edição da Recriação Histórica "São Braz d' Alportel 1914 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 19 maio 2017 08:26

II edição da recriação histórica

Nos dias 27 e 28 de maio, São Brás de Alportel convida todas e todos a participar na 2.ª edição da Recriação Histórica "São Braz d'Alportel 1914"!

Durante dois dias, o concelho vai mergulhar no tempo e recuar mais de 100 anos, recriando o ambiente então vivido na nossa terra.

O Centro Histórico vai transformar-se num corrupio de animações e acontecimentos inesperados: teatro de rua, música, baile, artesanato, deliciosos manjares e personagens de outros tempos esperam por si.

Uma viagem no tempo...

A implantação da República, a elevação a Concelho e um século de progresso são a razão deste evento.

Esse foi um tempo de euforia, onde o dinheiro e as oportunidades de negócio surgiam a cada passo. Corticeiros, artistas, intelectuais, mendigos, acrobatas e ilusionistas acorriam a São Brás, dita então, uma terra de oportunidades. Também houve momentos de desalento e retrocesso.

Hoje somos tudo isso. Vamos reviver esse tempo mágico!

Traje-se a rigor e participe nesta viagem ao passado.

A 1.ª edição, no ano passado, foi assim...

arrow9 Folheto II Recriação Histórica "São Braz d'Alportel 1914"

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 5 de 33