Entrada

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Agosto 2018 > »
S T Q Q S S D
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Em linha

Temos 110 visitantes em linha

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Bem-vindo ao nosso portal
Espaço Europa na Biblioteca Escolar Poeta Bernardo de Passos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 16 março 2018 12:22

espaco europa 01A Biblioteca da Escola Básica Poeta Bernardo de Passos dispõe de um novo espaço de conhecimento, o Espaço Europa.

Esta novidade resultou da parceria entre o Clube Europeu e a Biblioteca Escolar, possibilitando o acesso direto dos utilizadores aos recursos relacionados com a União Europeia.

Os materiais já existentes na Biblioteca estão a ser enriquecidos por outros, que as embaixadas contactadas vão oferecendo.

A sua estreia coincidiu com a realização de trabalhos de pesquisa sobre a União Europeia pelos alunos do 7.º Ano, no âmbito da disciplina de Geografia.

espaco europa 02 espaco europa 03 espaco europa 04
 
III Encontro São Brás de Alportel: Tradições e Memória PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 15 março 2018 13:54

cartaz do III Encontro São Brás de Alportel: Tradições e Memória17 de março | 9h30 > 18h00 | Museu do Traje

III Encontro São Brás de Alportel: Tradições e Memória

As Tradições e a Memória de São Brás de Alportel voltam a estar em destaque no Museu do Trajo nesta 3.ª edição do Encontro São Brás de Alportel: Tradições e Memória. O Encontro, que conta com a presença de oradores e profissionais de renome, promete uma viagem pelo valioso património cultural de São Brás de Alportel e também do Algarve.

O Trajo Popular é o tema que marca o início deste encontro através das reflexões de Madalena Farrajota Garcia, que já desempenhou as funções de conservadora do Museu Nacional do Traje.

Seguir-se-á a intervenção dos arquitetos Marta Santos e José Lima, investigadores da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, numa conversa sobre o valor histórico e inovador da Cal.

A arquitetura religiosa abrirá a tarde com uma apresentação do historiador de arte Marco Sousa Santos sobre a valiosa Imaginária Religiosa na Freguesia de São Brás de Alportel durante a Idade Moderna, uma herança para preservar e repleta de valor histórico e patrimonial.

Reavivando memórias do passado concelhio, Artur Barracosa Mendonça recordará os tempos gloriosos da Casa Bancária Manuel Dias Sancho, e a culminar o dia, Teresa Sofia Sancho, nutricionista na Administração Regional de Saúde do Algarve e docente da Universidade do Algarve, fará a ponte entre o Património Alimentar Algarvio e Saúde.

A participação no encontro é gratuita, mas sujeita a inscrição 

Para mais informações os interessados deverão contactar a organização através do telefone: 967 468 261 ou do email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 
FIMA 2018 - Concerto "Beethoven" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 15 março 2018 13:15

cartaz FIMA 2018 - concerto beethoven16 de março | 21h00 | Cineteatro São Brás

FIMA 2018 - Concerto "Beethoven"

O FIMA 2018 - Festival Internacional de Música do Algarve apresenta "Beethoven", com a Orquestra Clássica do Sul, dirigida pelo maestro Pedro Meireles.

Neste concerto o violinista Pedro Meireles, um dos nomes maiores do violino em Portugal, irá desempenhar aquela dupla função de maestro e solista, na interpretação de duas obras primas de Beethoven - o Concerto para Violino e a Sétima Sinfonia.

O espetáculo é para maiores de 6 anos e tem a duração de 80 minutos.

Os ingressos encontram-se à venda na Galeria Municipal e no dia do espetáculo na bilheteira do Cineteatro, a partir das 20h00. 

 
"Curtas de Teatro Fora de Portas - Contos de Bordel" - 2ª Edição PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
segunda-feira, 12 março 2018 15:51

cartaz curtas de teatro fora de portasSão Brás de Alportel acolhe no próximo dia 14 de março a 2.ª Edição da apresentação teatral "Curtas de Teatro Fora de Portas - Contos de Bordel".

Um percurso por três microespetáculos que irão ocorrer em 3 espaços diferentes levando o publico a sair de uma 1ª sala e a visitar as restantes. Espetáculos que vivem por si só ou em conjunto, independentemente do caminho que o espectador opte por seguir.

Três personagens com vivências singulares que se cruzam, em tempos diferenciados da história, das suas histórias, das suas vidas e afinidades que se revelam no desvendar de cada uma...

Biblioteca Municipal - Honorato,o criado do mudo

Um fiel empregado, desabafa sozinho e revela as dores de quem está ao serviço de uma patroa exigente e implacável. Num tempo que não é o de hoje, Honorato cumpre e obedece, cegamente, às ordens de Odette, a dona de um bordel. A relação de um com o outro, o amor em diferentes frequências que faz com ele, o servo honrado, vá desistindo de existir para que nada falte à mulher que ama. 

Centro de Artes e Ofícios - A candelária

Numa cerimónia selecta, Miguel, um homem comum, confidencia vários aspectos da sua vida. Num Portugal mais cinzento, Miguel cresceu para agradar, esperando sempre que, um gesto, uma respiração, lhe trouxessem um conforto que nunca sentiu. Apagado e amargurado, Miguel esconde em si um fulgor antigo, vivido noutra pele, num outro tempo. Foi outro para ser alguém e perdeu-se no caminho entre uma coisa e nada.

Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha - Odette com dois "t"

A força de quem manda, esconde a fragilidade de quem quer ser amada. Odette, uma mulher de meia idade tem o poder nas mãos. Num tempo em que ser uma senhora era o sonho de qualquer mulher, ela foi empurrada para uma vida que não queria e ousou vivê-la. É proprietária e gere um bordel a que chama A Casa. E é aí que acolhe e dá teto a quem não tem chão para onde ir. Mas tudo tem um preço e Odette vai conhecer o seu valor, agora.

1.ª sessão: 18h30 e 2.ª sessão: 21h30

Lotação limitada a 25 lugares por espaço de espetáculo 

Entrada Gratuita, com inscrição obrigatória na Bilbioteca Municipal ou através do tel. 289 840 360 ou do mail:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  

 
Workshop "Brincar, estimular e aprender" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 09 março 2018 11:21

cartaz do workshop brincar, estimular e aprender10 de março | 15h30 | Centero de Artes e Ofícios

Workshop "Brincar, estimular e aprender"

Estratégias para pais e crianças com necessidades educativas especiais

Este sábado reserve já na sua agenda a oportunidade para estar à conversa com a Dra Andreia Félix, sobre estratégias para crianças com Necessidades Educativas Especiais - Brincar, estimular e aprender!

Um momento de partilha e aprendizagem entre famílias, a não perder!

Para reservar já o seu lugar, basta preencher o link: 

https://goo.gl/forms/wD7eXOR8WL4Sb6VJ2

 
Tertúlias "Aqui entre Nós" - Março de 2018 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 09 março 2018 11:12

cartaz da tertúlia "aqui entre nós..." de março de 20189 de março | 21h30 | Bar do Cineteatro de São Brás

Tertúlias "Aqui entre nós..." - Mindfulness

No corre corre desenfreado dos nossos dias vale a pena parar um pouco e focar a nossa atenção no momento presente.

A psicóloga e formadora, Marta Lopes, vai trazer à conversa o novo conceito "Mindfulness" - atenção plena, num interessante desafio à reflexão.

Junte-se à conversa "Aqui entre nós..."

Para saber mais sobre este tema entre aqui.

 
Projeto "Fora da Caixa" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 07 março 2018 10:23

cartaz do projeto fora da caixaA Biblioteca Municipal apresenta o novo projeto "Fora da Caixa" 

Destinado a públicos de diversas idades, este projeto tem por objetivo sensibilizar para as artes do espetáculo, através de sessões de trabalho e conhecimento sobre movimento e voz, postura corporal...

Fora da Caixa | Sábados| 15h30

Dia 10 | 1.ª Sessão → A Fluidez do Movimento

Dia 17 | 2.ª Sessão → A Industrialização do Movimento

Dia 24 | 3.ª Sessão → Memória Sensorial

Oficina de Teatro | Terças-feiras | 15h30 > 18h30 

Integrada no "Fora da Caixa" a Oficina de Teatro pretende sensibilizar para as artes do espetáculo, dando a conhecer técnicas, funções e profissões ligadas à área do teatro. Os participantes vão cocriar uma produção que será apresentada no final do projeto.

As inscrições são gratuitas para todas as idades e podem ser feitas através dos seguintes contactos:

Telefone - 289 840 360 ou email:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 
Comemoração do Dia Internacional da Mulher - 8 de março de 2018 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 06 março 2018 18:02

cartaz março mês da mulherEm São Brás de Alportel, Março é uma vez mais “Mês de Mulher”, com um programa especial de atividades para o dia 8, Dia Internacional da Mulher, que inclui momentos de reflexão, convívio e animação.

A Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel abre as suas portas na manhã de 8 de março para as “Conversas D’Alma, um olhar de dentro de nós para o mundo”. Um momento em que se pretende que cada mulher participante honre a mulher que transporta dentro de si, que se aprecie e reconheça, que aceite a mulher na sua totalidade, que faça as pazes consigo própria para que possam amar mais e brilhar.

Uma sessão gratuita mas com inscrições obrigatórias que vai ser orientada por Clai Fonseca, do projeto “Colher”.

A manhã terminará com o Almoço da Mulher São-brasense, um desafio lançado a toda a comunidade, com inscrições a decorrer no Centro de Artes e Ofícios, onde podem ser solicitadas mais informações.

Para a tarde, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de São Brás de Alportel prepararam um momento de poesia, música, movimento e um lanche convívio, que tem início pelas 15h00, no Centro de Convívio de Parises, com a iniciativa “Chá com elas”.

O Futebol Clube Cabeça do Velho também assinalará a data com um Jantar Dia da Mulher marcado para as 19h30 e cujas inscrições devem ser feitas para o contacto: 965 128 759.

Instituído pelas Nações Unidas em 1975, o Dia Internacional da Mulher – 8 de março, resultou de uma luta longa e árdua contra desigualdades e em prol dos direitos das mulheres. Uma luta que prossegue nos dias de hoje, até porque, apesar da luta pelos direitos das mulheres ter mais de um século, as conquistas alcançadas continuam a não ser universais.

 
Era uma vez... histórias para toda a família - março de 2018 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 02 março 2018 21:02

Era uma vez... histórias para toda a família!PROGRAMA DE MARÇO

Sábado, dia 3

10h30 > 12h30 | Quinta do Peral
Sábados na Quinta  
Vem aprender a tricotar uma golinha quentinha, pela artesã Mariana Prates.
Colaboração: Associação Esfera Triunfante

15h00 > 16h30 | Centro Explicativo da Calçadinha
Qoisas com Ciência - Qoisas artesanais
Vem aprender a fazer sabonetes, sais de banho e muito mais e põe o nariz a funcionar com um cheirinho muito agradável.

Domingo dia 4

15h30 | Cineteatro São Brás
Musical, A Bela Adormecida  
Espetáculo para maiores de 3 anos | ingressos: 5,00€

Sábado dia 10

10h30 > 12h30 | Quinta do Peral
Sábados na Quinta  
Oficina de pintura em pedras, pela artesã Carla Farias
Colaboração: Associação Esfera Triunfante

16h00 | Biblioteca Municipal
Tapete Voador  
"A Árvore Generosa" de Shel Silverstein

Até dia 31 de Março
Apanha das Flores
Contribua na apanha das flores do campo para os tapetes floridos que vão cobrir as ruas da Vila!
Dê um passeio pelo campo e apanhe uma caixa de flores (podem ser pampilhos amarelos, brancos e rosmaninho, mas não as misture). As flores devem ser entregues no alpendre da Paróquia até ao sábado de manhã (31 de março).

Passeio de Burro - Todos os sábados
Diverte-te com um passeio diferente!

Hora do Conto | Pê de Pai e Coração de Mãe de Isabel Martins
Biblioteca Municipal [sob marcação]  

 
A invasão dos Narigudos chega à Biblioteca Municipal PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 01 março 2018 16:45

cartaz da invasão dos narigudos3 de março | 15h30 | Biblioteca Municipal

Invasão dos Narigudos

Vai chegar ao Setor Infantil da Biblioteca, uma invasão de “novos amigos” da leitura e das brincadeiras para bebés e crianças.

Vem saber quem são o Sr. Narigudo e a sua Srª Nariguda. o narigudo Totó. o Sonâmbulo e o Assustado!

Vem conhecer este espaço da biblioteca todo renovado, na companhia das suas novas mascotes e passar uma tarde com jogos e brincadeiras divertidas.

Convida os teus pais e aparece!

REPORTAGEM

"Pois foi...ontem os NARIGUDOS chegaram à biblioteca municipal e agora vão ser os novos companheiros de leitura das crianças na nossa sala infantil .

Foi mesmo uma invasão de pais e crianças e a equipa da biblioteca municipal agradece a presença de todos e espera continuar a receber a confiança das famílias para ajudar nas aprendizagens e no conhecimento.

Voltem mais vezes, voltem sempre!"

invasao narigudos 02 invasao narigudos 03 invasao narigudos 04 invasao narigudos 05
invasao narigudos 07 invasao narigudos 01 invasao narigudos 08 invasao narigudos 06
 
Exposição "Sinais de Vida" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 27 fevereiro 2018 22:42

cartaz da exposição sinais de vida1 de março | 17h00 | Galeria Municipal

Exposição "Sinais de Vida" - Fotografia de Peter Jong

Esta exposição de Peter de Jong resulta de um olhar diferente sobre sinais "algo misteriosos" que foram aparecendo em casas de São Brás de Alportel, Loulé e Tavira, durante o processo de cadastro predial digital.

Os sinais, diferentes e únicos, são compostos pelas iniciais dos proprietários das casas.

"Ao pintar as iniciais nas casas as pessoas encontram uma maneira de se tornarem visíveis aos olhos do Mundo. Apresentam-se a seu jeito, sem padrões impostos", refere o artista que adicionou a algumas fotos um toque pessoal.

Esta exposição estará patente ao público até 26 de março.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 4 de 34