Entrada

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Julho 2018 > »
S T Q Q S S D
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Em linha

Temos 43 visitantes em linha

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Bem-vindo ao nosso portal
Presépio BE 2015 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 04 dezembro 2015 09:42

presépio da Biblioteca EB1/JI/Nº3 está a ser desenvolvido, numa atividade de cooperação e partilha, por alunos de várias turmas. Na primeira fase, de concepção das figuras em terracota, contámos com a colaboração dos alunos da Professora Elisabete. Os alunos, para fins de inspiração, inicialmente, ouviram uma história sobre o espírito de Natal e, de seguida, viram um vídeo alusivo à Natividade.

Após vários estímulos à imaginação, os alunos puseram mãos à obra e o resultado foi este:

IMG 3489   IMG 3493   IMG 3496   IMG 3499  

Quando a terracota secar, virá outra turma pintar as personagens e executar um estábulo com materiais, na sua maioria, recicláveis.

 
Algarve Mediterrânico: Tradição, Produtos e Cozinhas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 02 dezembro 2015 11:44
livro algarve mediterranico 02 livro algarve mediterranico 03 livro algarve mediterranico 06 livro algarve mediterranico 09

 

algarve mediterranico tradicao produtos cozinhas

12 de dezembro | 15h30 | Museu do Trajo

Apresentação do livro Algarve Mediterrânico: tradição, produtos e cozinhas

Na sequência de um dedicado e minucioso trabalho de investigação, o livro de Maria Manuel Valagão resgata memórias, usos e costumes do Algarve e trás para a atualidade tradições imemoriais e práticas alimentares de frugalidade, a sua cozinha e cultura gastronómica de simplicidade.

A fotografia de Vasco Célio retrata a paisagem, os produtos alimentares, os processos de conservação e técnicas culinárias, que identificam esta alimentação com as variadas cozinhas mediterrânicas.

O livro Algarve Mediterrânico. Tradição, Produtos e Cozinhas, recria ainda esse património de saberes, com as receitas propostas por Bertílio Gomes, que nos conduz por caminhos e perspectivas de inovação contemporânea.

livro algarve mediterranico 07 livro algarve mediterranico 08 livro algarve mediterranico 10  livro algarve mediterranico 05
 
1 de dezembro - Restauração da Independência PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 01 dezembro 2015 15:07

UM POVO SEM MEMÓRIA ... É UM POVO SEM FUTURO.

Hoje comemora-se a Restauração da Independência, ocorrida em 1 de dezembro de 1640

O videograma educativo criado pela Porto Editora dá-te a conhecer o significado do que aconteceu naquela data.

Ora vê...

 
Clube de Leitura - Novembro de 2015 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
segunda-feira, 16 novembro 2015 14:53

clube de leitura

a segunda primavera30 de Novembro | 15h30 | Sala João Belchior Viegas

Sessão sobre a obra "A Segunda Primavera"

Este mês os membros do Clube de Leitura reúnem-se com a escritora Isabel Vila Pery, que lhes apresentará o seu último romance “A Segunda Primavera”.

Isabel Vila Pery, pseudónimo de Isabel Pereira, nasceu em Vila Real a 30 de outubro de 1950 e vive no Algarve desde 1977. Possui formação universitária em Engenharia e Economia.

Teve os seus primeiros contos publicados em jornais e, recentemente, participou em trabalhos coletivos de poesia, nas obras "Poetar Contemporâneo" e "InVersos", bem como numa coletânea de contos de Natal, em 2011. O seu primeiro livro, "Romance Depois dos 50", foi publicado em 2012.

Com "A Segunda Primavera", Isabel Pery volta a este formato: uma jovem nascida na Venezuela vive a sua infância e parte da adolescência na Madeira, aonde volta, cerca de 20 anos depois da trágica morte da mãe. Alexia está apaixonada por Miguel, um piloto espanhol. Durante a sua vinda à Madeira para participar num projeto em energias renováveis, toma decisões em relação ao futuro de ambos, que ainda não tivera a coragem de assumir…

 
Hora do Conto com o Ratinho Blasius PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 06 novembro 2015 15:57

ratinho blasiusCaras Professoras e Educadoras,

O Ratinho Blasius, conhecido ratinho de Biblioteca e contador de histórias apresenta na Biblioteca Municipal e nas Bibliotecas  Escolares, os contos:

frederico simão mentiras

 

Faça as marcações com os professores das Bibliotecas Escolares ou com a Biblioteca Municipal.
(Mª. José Carocinho – 289 840 360)

 
Sábado Fantástico PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 04 novembro 2015 11:38

É já este Sábado!

Venha partilhar da animação e da paixão por jogos de estratégia com o Grupo de Jogos de Tabuleiro de São Brás de Alportel.

sabado fantastico 7 11 2015

 
12.º Aniversário da atribuição do nome do patrono da Biblioteca Municipal PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
segunda-feira, 02 novembro 2015 15:09

lendas do país do sul

6 de Novembro | 16h30 | Sala João Belchior Viegas

Na próxima sexta-feira, dia 6, a Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel celebra o 12º aniversário de atribuição do nome Dr. Estanco Louro como patrono deste espaço de cultura ao som do recital Lendas do País ao Sul.

Com início pelas 16h30, este espetáculo protagonizado por Afonso Dias mostra o trabalho de tributo a Ataíde de Oliveira e outros etnógrafos algarvios, em especial o Dr. Estanco LouroUm recital de canções, poemas e contos tradicionais que conduz o público numa deliciosa viagem pelo Romanceiro e Cancioneiro do Algarve.

Afonso Dias define este momento como “uma viagem pelo Algarve de sonhos e lendas, viagens e aventuras, heróis e moiras encantadas, e inclui também a colaboração de poetas como al Muthâmide, Ibn’amar, João Lúcio, Sophia, Natália … e canções do Algarve.”

O são-brasense Manuel Francisco do Estanco Louro foi advogado, professor, investigador, e notabilizou-se no campo das letras, deixando uma obra volumosa, com diversos estudos nas áreas, desde a linguística – gramática, dialectologia, toponímia, etnografia algarvia, estudos camoneanos e ensaios diversos de literatura portuguesa.

Da sua vasta obra destaca-se até aos dias de hoje a premiada monografia O Livro do Alportel, publicada pela primeira vez em 1929 e que consiste num valioso e exaustivo trabalho sobre São Brás de Alportel. A geografia, a história, a vida social e económica, a vida social, entre outros estudos sobre a dialectologia, o vocabulário, o romanceiro, as cantilenas, os contos, as lendas, entre muitos que preservam até aos dias de hoje a riqueza do território e das gentes de São Brás de Alportel.

 
História Assustadora... PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 28 outubro 2015 11:16

Halloween

Foste acampar com os teus amigos. A meio da noite, à volta da fogueira, a assar marshmallows, com uma lanterna apontada à cara, num cenário típico de um filme americano, resolvem contar histórias de terror para impressionar os amigos. A maioria destas histórias são inventadas, mas o locutor, com a sua arte de contar, irá garantir a veracidade de tais eventos pois, caso contrário, correria o risco de não cativar a audiência.

Agora que desenhámos o cenário na tua mente, aguardamos impacientemente que nos impressiones com a tua história! Dispões de 3 dias, ou seja, até sexta-feira, dia 30 de Outubro, para nos deixares a “tremer que nem varas verdes”, enfim... Tenta não nos pregar um grande susto pois a audiência são os colegas da tua escola e, para publicarmos a tua história, a classificação terá de ser para M/6.

Envia-nos a tua história para o e-mail:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  ou, numa mensagem privada, para o Facebook da tua escola (AEJBV).

P.S.: Não te esqueças de te identificar com o teu nome, n.º e turma.

 
Eu leio...E tu? PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
segunda-feira, 26 outubro 2015 10:13

Menino a ler

 

Nesta nova rubrica, os alunos do Agrupamento José Belchior Viegas poderão colaborar com o envio de resumos, sinopses, desenhos  a partir dos livros requisitados, numa das bibliotecas do concelho, que mais gostaram.

No início de cada mês, serão publicados, nos meios de divulgação do agrupamento (redes sociais, site do agrupamento e portal da rede de bibliotecas),  os textos que nos foram enviados, com especial destaque para os mais criativos e originais.

Formas de entrega:

-        Preferencialmente, em formato electrónico, numa das bibliotecas escolares ou para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

-        Os autores devem vir devidamente identificados (nome, ano, turma e n.º de aluno).

 

Obrigado por participares!

 
Biblioteca Digital "Cidadania Ativa" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 14 outubro 2015 12:16

biblioteca digital cidadania ativa

Aqui encontra livros digitais e recursos pedagógicos sobre o valor da democracia e da participação cívica dirigidos a crianças e jovens.

Estes recursos visam suscitar o conhecimento de realidades culturais diferentes, a interiorização de valores de tolerância e respeito mútuo, a compreensão intercultural e comportamentos relacionais positivos.

Biblioteca Digital foi desenvolvida graças a recursos públicos provenientes da Noruega, da Islândia e do Liechtenstein, no âmbito dos EEA Grants, através do Programa Cidadania Ativa, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

 
Semana dedicada à redução das catástrofes PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 09 outubro 2015 14:08

De 12 a 19 de Outubro | Biblioteca Municipal

Semana "Redução das Catástrofes"

O Gabinete Municipal de Proteção civil e da Defesa da Floresta organiza um vasto conjunto de atividades para os mais jovens: jogos, leitura de livros digitais, visualização de vídeos e muito mais!

Durante o mês de outubro visite a Biblioteca Municipal e descubra que comportamentos adotar em situações de risco, pois é possível reduzir o impacto e as consequências dos desastres naturais com a atude certa!

catástrofes naturais

 

arrow9 Atividades programadas

 

De 12 a 29 de Outubro | Átrio da Biblioteca Municipal

Exposição sobre Catástrofes Naturais

Fique a conhecer melhor os riscos a que todos estamos sujeitos e descubra quais os comportamentos de prevenção que devemos adotar.

 
<< Início < Anterior 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Seguinte > Final >>

Página 24 de 34