Entrada

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Dezembro 2017 > »
S T Q Q S S D
27 28 29 30 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Em linha

Temos 52 visitantes em linha

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Bem-vindo ao nosso portal
1 de Dezembro - Restauração da Independência PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
domingo, 30 novembro 2014 22:37

Um povo que menospreza a sua História é um povo sem memória.

Um povo que não conhece o seu passado também não saberá como trilhar o seu futuro.

 

a restauração da independência

 

Para saber mais sobre este acontecimento histórico podes usar os recursos seguintes:

botao azul A Restauração da Independência

 
Clube de leitura - Novembro de 2014 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 25 novembro 2014 17:36

clube de leitura 

o planalto de kissonde28 de novembro|16h00|Sala João Belchior Viegas

O Planato do Kissonde, de Jorge Arrimar

Em novembro, o Clube de Leitura recebe a visita do escritor Jorge Arrimar, numa sessão de apresentação da sua obra, em particular do seu último título da trilogia - Planalto do Kissonde, um romance histórico que se debruça sobre o séc. XIX em Angola.

A trilogis tem por temática a colonização das Terras Altas da Huíla, seguindo o fio condutor das gerações que se sucedem na fictícia família Pilarte.

O tempo diegético de O Planalto dos Pássaros é o século XVIII, o de O Planalto do Salalé os três primeiros quartéis do século XIX e, finalmente, o de O Planalto do Kissonde, o último quartel de oitocentos, culminando no ano de 1900, marcado pela inauguração da Fazenda Amélia.

 
11.º Aniversário do Patrono da Biblioteca Municipal PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 06 novembro 2014 17:13

a memoria cristalizada na palavra cartaz8 de novembro | 16h | Sala João Belchior Viegas

A Memória Cristalizada na Palavra

O legado deixado por Manuel do Estanco Louro vai estar em foco na mesa redonda "A Memória Cristalizada na Palavra", que decorre no sábado, dia 8 de outubro, às 16 horas, na Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel, que foi batizada com o nome deste professor e investigador são-brasense há 11 anos.

A sessão propõe uma reflexão sobre os estudos etnolinguísticos deixados por Estanco Louro, ao mesmo tempo que assinala o 11º aniversário da atribuição do nome do investigador à Biblioteca.

Integrada no Ciclo de Conferências do Centenário do Município esta mesa redonda conta com a orientação de Isabel Cardigos e de Rui do Estanco Junqueira Lopes, neto de Estanco Louro.

"A Memória Cristalizada na Palavra" pretende reunir os depoimentos de estudiosos, curiosos e interessados na vida e obra de Estanco Louro sobre o legado dos seus estudos para a investigação atual e sobre o seu exemplo ético de cidadão empenhado no progresso. 

Manuel Francisco do Estanco Louro pertenceu à geração mais jovem dos fundadores do Concelho de São Brás de Alportel. Sempre presente nos momentos mais marcantes, como a luta pela criação de um ramal dos caminhos-de-ferros, de escolas, de estradas, entre outros. 

Este distinto professor e investigador são-brasense notabilizou-se no campo das letras. Publicou vários títulos sobre estudos literários e linguísticos, mas a sua obra fundamental, no âmbito da filologia, da toponímia e da dialetologia algarvias, permanece inédita. 

A obra editada mais conhecida - O Livro de Alportel, é considerada hoje um modelo dos estudos etnográficos produzidos na viragem do século XIX para XX, que pretendiam legitimar o estatuto científico da etnografia. Esta obra consistiu no estudo minucioso da população, território e economia do concelho que o autor considerava fundamental para qualquer plano de desenvolvimento a ser concebido pelas entidades políticas e administrativas.

botao vermelho História Local - Projeto Estanco Louro

BM 11 aniversario do patrono 01 BM 11 aniversario do patrono 02
 
Ao Encontro de Bernardo de Passos - Ensaio Biográfico” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
domingo, 26 outubro 2014 10:01

ao encontro  de bernardo passos29 de outubro | 17h30 | Museu o Trajo

O município de São Brás de Alportel iniciou no passado dia 5 de outubro o Ciclo de Conferências do Centenário do Município.

Estas conferências visam promover a reflexão, a partilha e a aprendizagem sobre as personalidades e famílias cujas ações, em diferentes vertentes e períodos da história, trilharam o rumo do município de São Brás de Alportel, ilustres são-brasenses que merecem ser recordados junto das novas gerações.  

A primeira conferência “São Brás de Alportel e seus ilustres: da autonomia à liberdade” abordou e analisou o percurso de “S. Brás de Alportel no atribulado séc. XX, sendo identificados os seus ilustres e a importância do seu contributo no processo singular que conduziu à autonomia do concelho, na oposição e resistência ao regime ditatorial e na instituição do regime democrático.

”Segundo a Professora Doutora Maria João Raminhos Duarte “Aprofundar o conhecimento sobre o passado recente de S. Brás de Alportel vai para além da História. É, de certa forma, promover um desígnio que faz cumprir a Democracia. Foi essa a intenção maior desta conferência.”

O Ciclo de Conferências do Centenário do Município prossegue no próximo dia 29, quarta-feira, com a apresentação do livro: "Ao Encontro de Bernardo de Passos", de autoria do são-brasense José do Carmo Correia Martins.

No dia em que se assinala a passagem de mais um aniversário do seu nascimento ( 29 de outubro de 1876), iremos ouvir falar sobre o mais ilustre poeta são-brasense, nascido numa família que se notabilizou nas artes e nas letras, e nos deixou um valioso conjunto de obras literárias enriquecidas pela musicalidade da sua poesia.

Com introduções de Emanuel Sancho, diretor do Museu do Trajo, e Teresa Oliveira, coordenadora da Biblioteca Municipal, esta apresentação terá lugar no Museu do Trajo, pelas 17h30, com entrada livre.

arrow9 Convite

 
Clube de leitura - Outubro de 2014 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 22 outubro 2014 09:36

clube de leitura

a gaveta da memoria23 de Outubro | 16h00 | Sala Polivalente

Encontro com a escritora Manuela Sabino

Em Outubro o Clube de Leitura recebe a visita da escritora algarvia Manuela Sabino, numa sessão de apresentação do seu livro A gaveta da memória.

De Alcoutim à Guerra Civil de Espanha e desta ao 25 de Abril, as personagens vivem intensamente uma vida pautada pela esperança.

Natural de Olhão, Manuela Sabino é mestre em Ciências da Educação e integra a Universidade Sénior de Olhão.

A apresentação da obra será feita pelo poeta olhanense, Manuel Madeira.

 
Prémio Nobel da Literatura 2014 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 10 outubro 2014 14:41

patrick modianoA Academia Sueca atribuiu na passada quinta-feira o Prémio Nobel da Literatura ao escritor francês Patrick Modiano, destacando o modo como a sua “arte da memória evoca os mais inefáveis destinos humanos e desvela o mundo da ocupação”. Isto é, da ocupação alemã da França durante a Segunda Guerra, um tópico recorrente na obra de Modiano, filho de uma actriz flamenga e de um judeu de origem italiana.

Considerado por alguns críticos o mais importante escritor francês vivo, Patrick Modiano, nascido em Boulongne-Billancourt, nos arredores de Paris, em 1945, publicou o seu primeiro romance, "La Place de l'Étoile", em 1968.

Sem estudos universitários, dirá mais tarde que se tornou escritor porque não podia fazer mais nada.

Patrick Mondiano já venceu alguns dos mais prestigiados galardões literários de França, como o Prémio Goncourt em 1978, pelo livro "A Rua das Lojas Escuras", (publicado em Portugal pela editora Relógio D`Água).

No currículo conta também com o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa em 1972 e o Grande Prémio Nacional das Letras em 1996.

Pela Porto Editora foi publicado em Portugal o romance "O Horizonte", de 2010. Nas livrarias nacionais encontram-se também "Um Circo que Passa" e "Domingos de Agosto", ambos publicados pela Dom Quixote, "Dora Bruder" e "No Café da Juventude Perdida", ambos pela ASA.

 
Nova aventura de Corto Maltese prevista para Outubro de 2015 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 07 outubro 2014 13:26

corto malteseVinte anos depois da morte do seu criador, o ilustrador e argumentista italiano Hugo Pratt, a mais célebre das suas personagens, o errante Corto Maltese, está de volta.

A dupla espanhola Juan Díaz Canales (texto)/Rubén Pellejero (desenho) foram encarregues da difícil tarefa de dar continuidade às aventuras do marinheiro criado em 1967. O novo livro, que deixa certamente muitos dos fãs em clima de expectativa — Pratt é um “adversário” de respeito e continuar-lhe a saga é tarefa que requer muito talento e coragem —, deverá ser lançado em Outubro do próximo ano. 

A história que esta nova edição vai contar será totalmente nova, já que o álbum está a ser apresentado pelas editoras que o co-produzem — a espanhola Norma e as italianas Casterman e Rizzoli — como o “próximo episódio” na vida de Corto, a que fora interrompida com a morte do seu autor, em 1995.

Lê a notícia completa aqui

 
5 de outubro - A Implantação da República PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
domingo, 05 outubro 2014 14:57

Um povo que menospreza a sua História é um povo sem memória.

Um povo que não conhece o seu passado também não saberá como trilhar o seu futuro.

proclamação da república

Para saber mais sobre este acontecimento histórico, pode usar os recursos seguintes:

botao azulImplantação da República

botao azulSão Brás de Alportel há cem anos

 
A palavra aos poetas - Outubro de 2014 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 02 outubro 2014 19:35

outono de miguel torga

 
<< Início < Anterior 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Seguinte > Final >>

Página 28 de 33