Entrada

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Dezembro 2019 > »
S T Q Q S S D
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Em linha

Temos 313 visitantes em linha

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Bem-vindo ao nosso portal
Palestra "O outro lado da perda - dar significado à vida" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 14 novembro 2019 11:29

cartaz da palestra o outro lado da perda...16 de novembro | 15h30 | Biblioteca Municipal

Palestra "O outro lado da perda - dar significado à vida"

Não podemos mudar o acontecimento que gera a perda, mas podemos alterar a forma como enfrentamos a perda e até usar este acontecimento para crescer em vida.

Mais do que uma palestra que fala sobre perda, é uma palestra que nos remete para dentro de nós, para o lugar mais precioso que temos, o nosso coração.

Para assim através do "abraçar" da perda alavancarmos o melhor que há em nós e transformarmos a nossa vida numa vida com sentido e significado.

Esta sessão será moderada pela empreendedora emocional, Ana Sanona e pela psicóloga, Susana Banha.

Esperamos por si.

palestra_o_outro_lado_da_dor_01 palestra_o_outro_lado_da_dor_02
 
Projeto "Portugal # Está tudo Conectado" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 14 novembro 2019 11:20

cartaz do programa Portugal # está tudo conectadoO Município de São Brás de Alportel acolhe nos próximos dias 15 e 16 de novembro a realização de diversas iniciativas do projeto nacional “Portugal # Está tudo Conectado”.

Um encontro regional que pretende a partir de São Brás de Alportel  aproximar a população à floresta e sensibilizar para a necessidade imperativa da sua preservação. O programa, de âmbito nacional, no Algarve realiza-se no concelho são-brasense destinado sobretudo a escolas e técnicos.

O encontro tem início na manhã de sexta-feira, dia 15, com a realização de um peddy paper que vai contar com a participação de alunos do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas  José Belchior Viegas. À tarde, pelas 14h00, a Junta de Freguesia de São Brás de Alportel acolhe uma demonstração de remoção de espécies exóticas, uma ameaça ao equilíbrio dos ecossistemas. Um momento dirigido a técnicos do setor florestal, que carece de inscrição para o email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

No sábado, 16 de novembro, o encontro é dirigido às famílias. A Quinta do Peral abre as suas portas pelas 14h30 com ateliês divertidos para toda a família. Construir caixas-ninho, bombas de sementes, hotéis para insetos ou comedouros são algumas das propostas para esta tarde.  A participação é gratuita mas carece de inscrição para o email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

Esta iniciativa é promovida pelo Rock in Rio Lisboa, em parceria com a Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e com o Apoio do FCS Portugal e do Município de São Brás de Alportel.

 
Conferência "A emigração portuguesa para a Argentina" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
segunda-feira, 11 novembro 2019 10:06

cartaz da conferência a emigração portuguesa para a argentina13 de novembro | 18h00 > 20h30 | Biblioteca Municipal

Conferência "A Emigração Portuguesa para a Argentina"

Na sequência do seu trabalho sobre a emigração algarvia para a Argentina, na primeira metade do século XX, o Prof. Dr. Marcelo Borges, apresentará o seu livro "Correntes de Ouro: Emigração Portuguesa para a Argentina em Perspectiva Regional e Transatlântica", que destaca o caso particular de São Brás de Alportel neste fenómeno migratório.

"Naquele tempo os que iam da Argentina se conheciam pelo bigode e umas correntes as que chamavam eles cadenas – aquilo era ouro, compreende?"

Estas palavras evocam uma imagem familiar dos anos de apogeu da emigração transatlântica no Algarve, nas primeiras décadas do século XX, quando a Argentina emergiu como o destino migratório mais procurado. As cidades em crescimento de uma nação em rápida expansão, as férteis pradarias das pampas e os campos petrolíferos da Patagónia eram, para a maioria dos emigrantes, as terras capazes de produzirem histórias de sucesso como as que anunciavam as correntes de ouro que muitos exibiam no regresso à terra.

Porque é que os emigrantes algarvios preferiram a Argentina, construindo assim um padrão alternativo à tendência generalizada na maioria das outras regiões portuguesas nesses anos de emigração transatlântica maciça?

Partindo desta pergunta, "Correntes de Ouro" apresenta uma história social da emigração portuguesa para a Argentina colocando este caso regional no contexto mais amplo dos sistemas migratórios que conectaram Portugal e outros países de emigração na Europa com múltiplos destinos internacionais.

O livro propõe uma história multifacetada que examina as estratégias familiares e os percursos migratórios individuais no contexto das redes sociais que os sustentaram, compara a adaptação social e económica dos migrantes e dos seus descendentes em sociedades de acolhimento de natureza diversa, retrata as experiências de migrantes portugueses de várias regiões na Argentina, e combina perspectivas locais de ambos os lados do Atlântico.

 
Momentum - Festival da Comida Esquecida PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 07 novembro 2019 11:41

cartaz de momentum, festival de comida esquecida9 de novembro | 21h00 | Museu do Traje

Momentum - Festival da Comida Esquecida

No próximo sábado decorre no Museu do Traje mais um evento do Festival da Comida Esquecida, desta vez uma experiência gastronómica desenvolvida pelos alunos da 6ª edição do Mestrado em Inovação em Artes Culinárias (MIAC) da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE).

O projeto inicial surgiu de um desafio da Associação Plantar Uma Árvore com o objetivo de valorizar a floresta autóctone e os atributos da gastronomia portuguesa.

O menu criado foi inspirado e alinhado com os princípios da associação: a recuperação da biodiversidade e o fortalecimento dos ecossistemas.

Assim, a ementa reflete o ciclo de produção, o respeito pela identidade dos territórios, a proximidade dos produtos à origem e o modo como estes são tratados nas cozinhas. Os pratos acompanham o ciclo de vida da árvore e demonstram a preocupação em cuidar da sustentabilidade ambiental e alimentar, valorizando as nossas florestas.

Alguns dos momentos serão acompanhados por uma performance de personagens ligadas ao imaginário da floresta, procurando aliar a atividade teatral ao despertar da consciência dos convidados para a temática em causa que, no dia a dia, passa pela ação individual e coletiva.

O jantar inicia-se com o fogo, que simboliza a destruição e uma consciencialização para as questões florestais, passando pela semente, rebento, folha (verde, seca), flor e fruto.

Cada um dos momentos será servido num suporte especificamente pensado para esta experiência. O conceito do menu reflete também a preocupação na utilização de matérias-primas locais e incomuns como cevada, rebentos de plantas, o mel de rosmaninho e o javali.

Ao longo do jantar será contada uma narrativa com sons, cheiros e imagens de pequenos filmes que foram desenvolvidos pelos alunos da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa.

 
Workshop "Como lidar com a birras" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 07 novembro 2019 11:35

cartaz do workshop como lidar com as birras9 de novembro | 15h30 > 17h00 | Biblioteca Municipal

Programa de Formação +Família

Workshop "Como lidar com a birras"

E a pedido de muitas famílias, voltamos ao tema das Birras, com o precioso apoio do Dr. Henrique Nicolau, psicólogo clínico.

Não perca esta conversa, já no próxima sábado na Biblioteca Municipal em São Brás de Alportel.

Esperamos por si.

Inscrições gratuitas mas obrigatórias, através do seguinte link: 

https://forms.gle/C8QAFtoWKAJUKsaD6

 
Concerto da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 06 novembro 2019 14:48

cartaz do concero da banda sinfónica da psp8 de novembro | 21h30 | Cineteatro São Brás

Concerto da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública

O palco do Cineteatro São Brás volta a receber uma banda  militar profissional em concerto e o espetáculo estará a cargo da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública dirigida pelo Chefe em Exercício e Director Artístico Subintendente Ferreira Brito.

No tarde do mesmo dia, o Grupo de Metais da Banda da PSP realiza ainda duas sessões de concertos didáticos para os alunos da Escola Poeta Bernardo de Passos, sendo esta uma actividade incluída no projeto “A Banda vai à Escola”.

O concerto da noite está incluído nas actividades de celebração do 12º aniversário da primeira actuação da Banda Filarmónica de São Brás  e das actividades de divulgação musical e cultural da ACREMS, associação que suporta a filarmónica local. 

O concerto tem uma duração de 90 minutos, numa organização da ACREMS - Banda Filarmónica de São Brás de Alportel e conta com os imprescindíveis  apoios do Município de São Brás de Alportel, Cineteatro São Brás e Polícia de Segurança Pública.

Os bilhetes têm um custo de 3 euros e podem ser adquiridos na Galeria Municipal e bilheteira do Cineteatro São Brás.

banda_sinfonica_PSP_01 banda_sinfonica_PSP_02
 
Clube de Leitura Juvenil - Novembro de 2019 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 06 novembro 2019 11:38

cartaz do clube de leitura juvenil de novembro de 20198 de novembro | 21h00 | Sala João belchior Viegas

Clube de Leitura Juvenil

Dando continuidade à sua missão de fomentar a leitura e criar leitores críticos e informados, a Biblioteca Municipal apresenta o seu novo projeto - Clube de Leitura Juvenil.

Contaremos com a presença da mediadora da leitura, Rita Mories, para nos falar das competências sociais da leitura.

Esta sessão destina-se a pais e fillhos.

 
“Vamos falar sobre a Doença de Alzheimer e outras demências?” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 06 novembro 2019 09:51

cartaz café memória faz-se à estrada8 de novembro | 17h30| Biblioteca Municipal

Programa Mais Família Sénior

“Vamos falar sobre a Doença de Alzheimer e outras demências?”

É o convite lançado pelo Café Memória, um projeto da Associação Alzheimer Portugal, para uma sessão muito especial do Programa Mais Família Sénior, que marca encontro com as famílias são-brasenses, mensalmente, em tardes de sexta-feira, para apoio aos desafios do envelhecimento e longevidade.

Informar e sensibilizar sobre as demências de forma descontraída e informal é o objetivo desta iniciativa nacional que chega agora a São Brás de Alportel, depois de seis anos de intervenção.

O Café Memória é um projeto de intervenção comunitária na área das demências complementar à resposta técnica, promovido pela Sonae Sierra e a Alzheimer Portugal em parceria com a Fundação Montepio, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

Após seis anos saldados com sucesso, o projeto está agora a percorrer o país, chegando às populações que vivem fora dos grandes centros urbanos denominando-se nesta nova fase: O Café Memória faz-se à estrada.

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para a redução do isolamento social em que muitos doentes, diagnosticados com Alzheimer ou outras demências, e as suas famílias se encontram e sensibilizar as comunidades locais para a relevância crescente do tema das demências, desconstruindo o estigma que lhe está associado são objetivos desta iniciativa.

Mais informações sobre este projeto podem ser consultadas no portal do Café Memória e no seu Facebook

 
Era uma vez... atividades para toda a família. - Novembro de 2019 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 05 novembro 2019 18:09

cartaz era uma vez... atividades para toda a família de novembro de 2019Novembro vai proporcionar novas e divertidas propostas para viver em família, em São Brás de Alportel!

Já sabe que todos os meses lhe trazemos sugestões para o seu fim de semana!

No dia 8, na Biblioteca Municipal, a partir das 20h30, tem início o novo Clube de Leitura Juvenil. Na primeira sessão contaremos com a presença da mediadora da leitura Rita Mories, que nos vai falar sobre as competências sociais da leitura.

No dia 9, às 16h00, em tempo de São Martinho, o Tapete Voador convida a conhecer a sua lenda através da obra "O livro é meu".

No dia 22, pelas 20h30, a Biblioteca Municipal convida pais, filhos e avós a vestirem o seu pijama e participarem numa sessão de contos muito especial... Conta Contos em Pijama.

uma No dia 23, o Centro Explicativo da Calçadinha acolhe, das 15h00 ás 16h30, mais uma sessão de "Qoisas... com Ciência para Miúdos e Graúdos". Desta vez com uma proposta de "laboratório na Cozinha" - ácidos, bases, viscoso... são algumas das palavras e descobertas que podemos fazer.

No dia 30, ás 16h00, a Quinta do Peral oferece uma nova sessão de Contos na Quinta. "Não abras este livro outra vez!" é a história que te vai surpreender. 

 
16.º Aniversário do Patrono da Biblioteca Municipal PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 05 novembro 2019 17:37

cartaz do encontro dos curiosos da história de novembro de 2019No âmbito do 16º aniversário da atribuição do nome de Estanco Louro como patrono da Biblioteca Municipal, esta recorda-o com um conjunto de atividades:

→ De 4 a 16 de novembro estará patente no átrio da Biblioteca uma mostra documental subordinada ao tema "Estanco Louro, o Homem e a Obra"

→ No dia 8 de novembro, de manhã, a partir das 9 horas, a Biblioteca Municipal organiza um passeio pedagógico subordinado ao tema "Nos trilhos de Estanco Louro" com os alunos da Escola do Alportel em colaboração com a Quinta do Peral.

→ Nesse mesmo dia, mas à tarde, entre as 15 e as 16 horas a sessão mensal do Encontro de Curiosos da História irá invocar o seu contributo para os estudos etnográficos.

 
Museu do Traje - eventos de novembro de 2019 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
segunda-feira, 04 novembro 2019 10:31

eventos do museu novembro 2019

 cartaz do baile de são martinho cartaz do quiz e jantar solidário para os animais  cartaz do concerto de jazz de novembro de 2019  cartaz do concerto de guitarra de ricardo martins fado no museu - novembro de 2019
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 2 de 51