quinta-feira, 14 novembro 2019 11:20 |
O Município de São Brás de Alportel acolhe nos próximos dias 15 e 16 de novembro a realização de diversas iniciativas do projeto nacional “Portugal # Está tudo Conectado”.
Um encontro regional que pretende a partir de São Brás de Alportel aproximar a população à floresta e sensibilizar para a necessidade imperativa da sua preservação. O programa, de âmbito nacional, no Algarve realiza-se no concelho são-brasense destinado sobretudo a escolas e técnicos.
O encontro tem início na manhã de sexta-feira, dia 15, com a realização de um peddy paper que vai contar com a participação de alunos do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas. À tarde, pelas 14h00, a Junta de Freguesia de São Brás de Alportel acolhe uma demonstração de remoção de espécies exóticas, uma ameaça ao equilíbrio dos ecossistemas. Um momento dirigido a técnicos do setor florestal, que carece de inscrição para o email:
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
.
No sábado, 16 de novembro, o encontro é dirigido às famílias. A Quinta do Peral abre as suas portas pelas 14h30 com ateliês divertidos para toda a família. Construir caixas-ninho, bombas de sementes, hotéis para insetos ou comedouros são algumas das propostas para esta tarde. A participação é gratuita mas carece de inscrição para o email:
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
.
Esta iniciativa é promovida pelo Rock in Rio Lisboa, em parceria com a Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e com o Apoio do FCS Portugal e do Município de São Brás de Alportel.
|
segunda-feira, 11 novembro 2019 10:06 |
13 de novembro | 18h00 > 20h30 | Biblioteca Municipal
Conferência "A Emigração Portuguesa para a Argentina"
Na sequência do seu trabalho sobre a emigração algarvia para a Argentina, na primeira metade do século XX, o Prof. Dr. Marcelo Borges, apresentará o seu livro "Correntes de Ouro: Emigração Portuguesa para a Argentina em Perspectiva Regional e Transatlântica", que destaca o caso particular de São Brás de Alportel neste fenómeno migratório.
"Naquele tempo os que iam da Argentina se conheciam pelo bigode e umas correntes as que chamavam eles cadenas – aquilo era ouro, compreende?"
Estas palavras evocam uma imagem familiar dos anos de apogeu da emigração transatlântica no Algarve, nas primeiras décadas do século XX, quando a Argentina emergiu como o destino migratório mais procurado. As cidades em crescimento de uma nação em rápida expansão, as férteis pradarias das pampas e os campos petrolíferos da Patagónia eram, para a maioria dos emigrantes, as terras capazes de produzirem histórias de sucesso como as que anunciavam as correntes de ouro que muitos exibiam no regresso à terra.
Porque é que os emigrantes algarvios preferiram a Argentina, construindo assim um padrão alternativo à tendência generalizada na maioria das outras regiões portuguesas nesses anos de emigração transatlântica maciça?
Partindo desta pergunta, "Correntes de Ouro" apresenta uma história social da emigração portuguesa para a Argentina colocando este caso regional no contexto mais amplo dos sistemas migratórios que conectaram Portugal e outros países de emigração na Europa com múltiplos destinos internacionais.
O livro propõe uma história multifacetada que examina as estratégias familiares e os percursos migratórios individuais no contexto das redes sociais que os sustentaram, compara a adaptação social e económica dos migrantes e dos seus descendentes em sociedades de acolhimento de natureza diversa, retrata as experiências de migrantes portugueses de várias regiões na Argentina, e combina perspectivas locais de ambos os lados do Atlântico.
|
quinta-feira, 07 novembro 2019 11:41 |
9 de novembro | 21h00 | Museu do Traje
Momentum - Festival da Comida Esquecida
No próximo sábado decorre no Museu do Traje mais um evento do Festival da Comida Esquecida, desta vez uma experiência gastronómica desenvolvida pelos alunos da 6ª edição do Mestrado em Inovação em Artes Culinárias (MIAC) da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE).
O projeto inicial surgiu de um desafio da Associação Plantar Uma Árvore com o objetivo de valorizar a floresta autóctone e os atributos da gastronomia portuguesa.
O menu criado foi inspirado e alinhado com os princípios da associação: a recuperação da biodiversidade e o fortalecimento dos ecossistemas.
Assim, a ementa reflete o ciclo de produção, o respeito pela identidade dos territórios, a proximidade dos produtos à origem e o modo como estes são tratados nas cozinhas. Os pratos acompanham o ciclo de vida da árvore e demonstram a preocupação em cuidar da sustentabilidade ambiental e alimentar, valorizando as nossas florestas.
Alguns dos momentos serão acompanhados por uma performance de personagens ligadas ao imaginário da floresta, procurando aliar a atividade teatral ao despertar da consciência dos convidados para a temática em causa que, no dia a dia, passa pela ação individual e coletiva.
O jantar inicia-se com o fogo, que simboliza a destruição e uma consciencialização para as questões florestais, passando pela semente, rebento, folha (verde, seca), flor e fruto.
Cada um dos momentos será servido num suporte especificamente pensado para esta experiência. O conceito do menu reflete também a preocupação na utilização de matérias-primas locais e incomuns como cevada, rebentos de plantas, o mel de rosmaninho e o javali.
Ao longo do jantar será contada uma narrativa com sons, cheiros e imagens de pequenos filmes que foram desenvolvidos pelos alunos da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa.
|
quinta-feira, 07 novembro 2019 11:35 |
9 de novembro | 15h30 > 17h00 | Biblioteca Municipal
Programa de Formação +Família
Workshop "Como lidar com a birras"
E a pedido de muitas famílias, voltamos ao tema das Birras, com o precioso apoio do Dr. Henrique Nicolau, psicólogo clínico.
Não perca esta conversa, já no próxima sábado na Biblioteca Municipal em São Brás de Alportel.
Esperamos por si.
Inscrições gratuitas mas obrigatórias, através do seguinte link:
https://forms.gle/C8QAFtoWKAJUKsaD6
|
quarta-feira, 06 novembro 2019 14:48 |
8 de novembro | 21h30 | Cineteatro São Brás
Concerto da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública
O palco do Cineteatro São Brás volta a receber uma banda militar profissional em concerto e o espetáculo estará a cargo da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública dirigida pelo Chefe em Exercício e Director Artístico Subintendente Ferreira Brito.
No tarde do mesmo dia, o Grupo de Metais da Banda da PSP realiza ainda duas sessões de concertos didáticos para os alunos da Escola Poeta Bernardo de Passos, sendo esta uma actividade incluída no projeto “A Banda vai à Escola”.
O concerto da noite está incluído nas actividades de celebração do 12º aniversário da primeira actuação da Banda Filarmónica de São Brás e das actividades de divulgação musical e cultural da ACREMS, associação que suporta a filarmónica local.
O concerto tem uma duração de 90 minutos, numa organização da ACREMS - Banda Filarmónica de São Brás de Alportel e conta com os imprescindíveis apoios do Município de São Brás de Alportel, Cineteatro São Brás e Polícia de Segurança Pública.
Os bilhetes têm um custo de 3 euros e podem ser adquiridos na Galeria Municipal e bilheteira do Cineteatro São Brás.
|
quarta-feira, 06 novembro 2019 11:38 |
8 de novembro | 21h00 | Sala João belchior Viegas
Clube de Leitura Juvenil
Dando continuidade à sua missão de fomentar a leitura e criar leitores críticos e informados, a Biblioteca Municipal apresenta o seu novo projeto - Clube de Leitura Juvenil.
Contaremos com a presença da mediadora da leitura, Rita Mories, para nos falar das competências sociais da leitura.
Esta sessão destina-se a pais e fillhos.
|
quarta-feira, 06 novembro 2019 09:51 |
8 de novembro | 17h30| Biblioteca Municipal
Programa Mais Família Sénior
“Vamos falar sobre a Doença de Alzheimer e outras demências?”
É o convite lançado pelo Café Memória, um projeto da Associação Alzheimer Portugal, para uma sessão muito especial do Programa Mais Família Sénior, que marca encontro com as famílias são-brasenses, mensalmente, em tardes de sexta-feira, para apoio aos desafios do envelhecimento e longevidade.
Informar e sensibilizar sobre as demências de forma descontraída e informal é o objetivo desta iniciativa nacional que chega agora a São Brás de Alportel, depois de seis anos de intervenção.
O Café Memória é um projeto de intervenção comunitária na área das demências complementar à resposta técnica, promovido pela Sonae Sierra e a Alzheimer Portugal em parceria com a Fundação Montepio, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.
Após seis anos saldados com sucesso, o projeto está agora a percorrer o país, chegando às populações que vivem fora dos grandes centros urbanos denominando-se nesta nova fase: O Café Memória faz-se à estrada.
Contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para a redução do isolamento social em que muitos doentes, diagnosticados com Alzheimer ou outras demências, e as suas famílias se encontram e sensibilizar as comunidades locais para a relevância crescente do tema das demências, desconstruindo o estigma que lhe está associado são objetivos desta iniciativa.
Mais informações sobre este projeto podem ser consultadas no portal do Café Memória e no seu Facebook
|
terça-feira, 05 novembro 2019 18:09 |
Novembro vai proporcionar novas e divertidas propostas para viver em família, em São Brás de Alportel!
Já sabe que todos os meses lhe trazemos sugestões para o seu fim de semana!
No dia 8, na Biblioteca Municipal, a partir das 20h30, tem início o novo Clube de Leitura Juvenil. Na primeira sessão contaremos com a presença da mediadora da leitura Rita Mories, que nos vai falar sobre as competências sociais da leitura.
No dia 9, às 16h00, em tempo de São Martinho, o Tapete Voador convida a conhecer a sua lenda através da obra "O livro é meu".
No dia 22, pelas 20h30, a Biblioteca Municipal convida pais, filhos e avós a vestirem o seu pijama e participarem numa sessão de contos muito especial... Conta Contos em Pijama.
uma No dia 23, o Centro Explicativo da Calçadinha acolhe, das 15h00 ás 16h30, mais uma sessão de "Qoisas... com Ciência para Miúdos e Graúdos". Desta vez com uma proposta de "laboratório na Cozinha" - ácidos, bases, viscoso... são algumas das palavras e descobertas que podemos fazer.
No dia 30, ás 16h00, a Quinta do Peral oferece uma nova sessão de Contos na Quinta. "Não abras este livro outra vez!" é a história que te vai surpreender.
|
terça-feira, 05 novembro 2019 17:37 |
No âmbito do 16º aniversário da atribuição do nome de Estanco Louro como patrono da Biblioteca Municipal, esta recorda-o com um conjunto de atividades:
→ De 4 a 16 de novembro estará patente no átrio da Biblioteca uma mostra documental subordinada ao tema "Estanco Louro, o Homem e a Obra"
→ No dia 8 de novembro, de manhã, a partir das 9 horas, a Biblioteca Municipal organiza um passeio pedagógico subordinado ao tema "Nos trilhos de Estanco Louro" com os alunos da Escola do Alportel em colaboração com a Quinta do Peral.
→ Nesse mesmo dia, mas à tarde, entre as 15 e as 16 horas a sessão mensal do Encontro de Curiosos da História irá invocar o seu contributo para os estudos etnográficos.
|
segunda-feira, 04 novembro 2019 10:31 |

|
|
|